Topo

Reinaldo Azevedo

Minha coluna na Folha: Lira não é só o antirreforma; ele é a contrarreforma

Jair Bolsonaro durante a transição: o horror era ainda uma promessa. E ele cumpriu a palavra. Ninguém tem o direito de se dizer enganado - Rafael Carvalho/Governo de Transição/Flickr
Jair Bolsonaro durante a transição: o horror era ainda uma promessa. E ele cumpriu a palavra. Ninguém tem o direito de se dizer enganado Imagem: Rafael Carvalho/Governo de Transição/Flickr

Colunista do UOL

29/01/2021 07h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É evidente que considero desastrosa para o país a eventual vitória do deputado Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara. E de várias maneiras. Com ele, eleger-se-ia não só a antirreforma, mas a contrarreforma. Se já há dificuldade para emplacar no Congresso qualquer coisa que possa lembrar, de longe, uma pauta liberal, o parlamentar encarnaria esse antiliberalismo na sua modalidade reacionária. Uma mágoa de Jair Bolsonaro com Rodrigo Maia (DEM-RJ) faz sentido.

O atual presidente da Câmara, de fato, criou obstáculos civilizatórios para que o outro levasse adiante sua agenda fúnebre na Casa --que Lira, se vencer, promete retomar. Bolsonaro admite --com o despudor com que anseia enfiar leite condensado na parte terminal do aparelho digestivo da imprensa-- que resolveu meter a mão grande na disputa. Seu escolhido é uma espécie de Eduardo Cunha redivivo nos transes da ventura e nos dons do pensamento.
(...)
Presidente fraco e destrambelhado azeita o mercado das adesões. A sua eficiência está em ser incompetente, o que dificulta a formação de base de apoio --e observo que isso nosso mandatário não tem nem terá. Sem a adesão orgânica de partidos ou parlamentares, resta ir às compras. E, como é sabido, o centrão não dá nem empresta. Vende.
(...)
Enquanto escrevo, Bolsonaro, Lira e os contemplados pelas verbas cantam seu triunfo. Se o deputado do Progressistas (que nome!!!) derrotar Baleia Rossi (MDB-SP), não leva só a presidência da Câmara. Também terá um refém em cativeiro: o presidente da República.
(...)
Íntegra aqui