Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Reportagem

Lula não quer dar ao centrão o comando do Minha Casa, Minha Vida na Caixa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a seus articuladores políticos que não pretende entregar ao centrão o comando da vice-presidência de Habitação da Caixa Econômica Federal (CEF).

O cargo é ocupado por Inês Magalhães, uma petista que entre 2003 e 2016 exerceu várias funções no Ministérios das Cidades, dentre elas a de ministra, secretária nacional de Habitação e diretora de Políticas para os Assentamentos Precários.

No Palácio do Planalto, a avaliação é de que Inês não deixará o cargo. O Minha Casa, Minha Vida é considerado por Lula uma marca tão importante para seu governo como o Bolsa Família.

No entanto, os aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmam que ele não abre mão da vice-presidência de Habitação.

Lira já declarou publicamente que a CEF será entregue ao centrão "de porteira fechada" ou seja, com o direito de nomear todos os cargos comissionados.

Lula de fato demitiu a presidente do banco, Rita Serrano, e anunciou para o seu lugar Carlos Vieira Fernandes, indicado pelo presidente da Câmara.

Mas, ao entregar o cargo, Lula mandou avisar aos aliados que a negociação não incluiu a "porteira fechada" e que as indicações, sobretudo para as vice-presidências, serão analisadas "caso a caso".

A discordância de interpretação entre o Planalto e o centrão sobre o que de fato foi negociado a respeito da Caixa Econômica Federal faz prever que haverá ainda um embate longo entre a Câmara e o governo em torno da distribuição de cargo.

A cada vez que Arthur Lira não se sente atendido pelo presidente Lula, ele comanda uma greve contra a votação de projetos de interesse do governo.

Continua após a publicidade

Foi o caso agora da aprovação da taxação sobre os fundos dos super ricos e das aplicações em off-shores. Os projetos ficaram meses dormitando na Câmara enquanto Lula não anunciasse a substituição na Presidência da CEF.

Ao fazer isto, nesta semana, imediatamente o plenário da Câmara votou e aprovou.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes