Conteúdo publicado há 18 dias
Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Dino se queima com Lula e Marina, mas não apaga incêndio no Congresso

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, se queimou com o presidente Lula e com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao dar 15 dias para o governo federal intensificar o combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia, afirmou o colunista Tales Faria no Análise da Notícia desta quarta-feira (28).

Isso deixou tiririca a turma do Palácio do Planalto, o presidente inclusive. 'Espera aí, está jogando no colo do governo a culpa pela situação das queimadas todas? Agora a culpa é do governo?'

Então, já é um problema que ele está armando para o Lula. Agora, a outra coisa é que as pessoas que com quem conversei no Congresso estão dizendo o seguinte: 'Olha, o pessoal aqui está achando que isso daí, que ele está fazendo, é para pagar, para tentar disfarçar a bomba que ele jogou para a gente', dizendo: 'Não, eu também critico o pessoal do governo.'

Tales lembra o mal-estar que Dino criou no Congresso ao suspender as emendas impositivas até serem criadas novas regras de transparência.

Qual a bomba que ele jogou lá? A das emendas Pix, ele suspendeu. O Dino havia determinado que as emendas Pix, isso foi no início do mês, só poderiam ser liberadas pelo Executivo se cumprissem exigências de transparência e rastreabilidade. No meio do mês, dia 14, ele suspendeu a execução de todas as emendas de caráter impositivo até que houvesse transparência. Depois, ele veio na CGU, que é do Executivo, dizer que a CGU tinha que mudar o site, tornar o site mais transparente porque não estava sendo transparente.

Quer dizer, ele conseguiu irritar, se queimar com o governo federal, com o Meio Ambiente, com o Lula e com a CGU. No Congresso, ele já estava queimado, até antes mesmo de ser ministro do Supremo. Toda vez que ele ia ao Congresso, ele espancava, especialmente os deputados em praça pública. Aí depois que virou ministro da Justiça ainda veio com esse negócio das emendas. Então, ele conseguiu se queimar com o Congresso, com o governo federal, com o Lula, com o Ministério da Defesa, com o Ministério da Justiça, com a ministra do Meio Ambiente e não resolveu o problema dele com o Congresso. Tales Faria, colunista do UOL.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes