TixaNews

TixaNews

Opinião

Os bolsonaristas e petistas seguem de joelhos

A eleição fake do Congresso acontece no sábado. Fake, Tixa? Isso é uma denúncia? Não, darling, é que a eleição real já aconteceu há anos, digo, há meses. Centrão na cabeça. No sábado, os deputados e senadores só vão confirmar o voto. (Mas olha que coisa mais bonita: deputados e senadores trabalhando no sábado. Estou até emocionada).

E os votos serão para eleger Hugo Motta para presidente da Câmara (mais frigorífica do que nunca?) e Davi Alcolumbre para presidente do Senado. Motta dos Republicanos, escolhido por Lira, nosso Arthurzito. Alcolumbre com apoio do Pacheco, nosso Rodrigo mais alto do Senado (vai seguir sendo o mais alto, eu garanto). E todos estão de que lado? Do lado deles mesmos. São todos do Centrão. (vive la démocratie des amendements. Sempre gosto de gastar meu francês nestas ocasiões.)

Detalhe importante: petistas e bolsonaristas inclusive devem votar juntinhos, nos mesmos candidatos (Mais uma vez emocionada com a democracia que une o povo).

Pode tudo nesta vida

Imagem
Imagem: Arte: TixaNews

Pode o mundo se acabar, eles não serem eleitos e esse éNoite envelhecer mal? Sempre pode, né, darling? Nunca se sabe quando um escândalo de proporções épicas vai explodir, mas ouvi aqui os entendidos e eles me dizem que precisa mesmo acabar o mundo para Motta e Alcolumbre não serem eleitos.

No caso de Motta, a expectativa inclusive é que ele seja eleito com uma votação histórica, batendo até a do Lira. O Congresso tem 513 deputados, Lira foi eleito com 464 votos. (Viu de onde vem o poder? viu por que só se fala em semipresidencialismo do outro lado do continente?)

Ontem mesmo estavam todos os caciques e deputados de todos os partidos reunidos em um jantar em São Paulo para celebrar Hugo Motta (alguém aí sabe que ele tem 35 anos e vem de um clã político, e rico, da Paraíba?). Era Lira, era Kassab, era Ciro Nogueira, era Antonio Rueda, era Tarcísio, era Valdemar, era Kiko Celeguim (tixa do céu, quem é esse? deputado do PT, darling), era Márcio França, era Arlindo Chinaglia (também do PT). Como bem notou a Raquel Landim, só a Gleisi Narizinho não estava. Ela mandou o Odair José, ops, Odair Cunha.

E o Motta nem disfarçou.

Imagem
Continua após a publicidade

O virtual novo presidente da Câmara saiu com essa:

Esse centro que, com diálogo e maturidade, dá uma demonstração de poder aqui, ao termos representantes do Partido dos Trabalhadores ao lado do Partido Liberal.

Hugo Motta (Republicanos/PB), Candidato à presidência da Câmara dos Deputados

E mandou mais essa:

"Não, o centro é uma ausência de preconceitos. Não temos preconceitos de onde a ideia vem. Se ela é boa para o país, temos a capacidade de buscar e implementá-la."

Mas hoje estou muito emocionada. Até caiu uma lágrima aqui com essa fala do Huguito. (Já temos nosso novo personagem, BRASEW?)

Pensamento aleatório. Saudades daquela eleição que Alcolumbre botou até fralda para não sair da mesa da votação, Renanzito renunciou no meio da eleição, Flavitcho entregando voto, Katia Abreu roubando pasta. E Alcolumbre ganhou a eleição. O Davi tem estrela, BRASEW. Vou contar tudo no nosso podcast que vamos subir nesta quarta até o meio dia. Vai lá ouvir no Spotify. É só procurar por TixaNews - Os bolsonaristas e petistas seguem de joelhos.

Continua após a publicidade

O Alcolumbre

Imagem

Alcolumbre consegue ser eleito sem os votos dos bolsonaristas, mas os bolsonaristas querem apoiar Alcolumbre para fazer parte de comandos das comissões. Eles também estão jogando um charme para a estrela de Davi para ver se conseguem fazer Bolsonaro elegível de novo. E ainda tem o rolê da anistia. Olha, tudo se negocia por lá, BRASEW. Outro dia mesmo, uma fonte sabida (só escuto gente sabida) disse que é capaz de ser melhor para o Lula disputar com Bolsonaro. Vá saber!

Só sei que o Bolsonaro deu um puxão de orelha no astronauta Marcos Pontes que se lançou candidato para ser presidente do Senado. Nas contas do PL, o astronauta não chegará nem na Base de Alcântara para tentar alcançar a estrela de Davi.

Vale notar. Alcolumbre nunca deixou de mandar no Senado. Ele era presidente da Comissão de Constituição e Justiça e, com isso, ele que comandava o ritmo para nomeações de vários cargos de agências governamentais ou mesmo de ministros supremos (que precisam ser aprovados pelo Senado). Além disso, todo mundo diz que era (ou é) ele que decidia para onde ia o dinheiro das emendas. Opa, vale dizer a frase de novo. Vive la démocratie des amendements.

E onde anda Gleisi?

Imagem
Imagem: Arte: TixaNews
Continua após a publicidade

O Estadão noticiou que Gleisi anda cotadíssima para ser uma das novas ministras de Lula. O cargo deve ser o de Secretária Geral da Presidência, ou seja, um dos ministros que fica ao redor do presidente. Gleisi vai deixar a presidência do PT de qualquer forma até o fim do ano. Lula quer o Edinho Silva para substituí-la e assim abriria a avenida para uma eventual candidatura do Haddad.

Mas o Lula não vai ser candidato? Ele anda pensando bastante e tem dito sempre que não sabe se vai se candidatar à reeleição.

Quero saber quem vai dançar. Silveira, Simone Tebet, Geraldinho? Alguém lembra que Guajajara é ministra? Mas isso fica para outro dia.

A democracia é das emendas

Imagem

A Folha conta hoje que o Ministério Público Federal abriu um monte de procedimentos para monitorar o dinheiro das emendas Pix para 400 municípios.

Continua após a publicidade

Os deportados

Imagem

O governo Lula vai propor para o Trump a criação de um grupo de trabalho para chegarem em algumas regrinhas mais básicas de direitos humanos para os deportados. Um grupo de trabalho? A ser proposto para o Trump? Boa sorte na empreitada.

Eu acho que vocês deviam acordar, BRASEW, porque eu vou dormir.

Imagem

Você já conhece a Tixa News?
Política contada de um jeito leve e divertido é aqui com a Tixa, darling. Todo dia, ou melhor, toda noite, o que acontece na política brasileira chega no seu canal preferido com o boletim #éNoiteNaCidade. Clique em LEIA MAIS e venha nos conhecer, darling!

Continua após a publicidade

Quem faz a Tixa: Josette Goulart, Marcelo Chello, Juliana Souza e Pedro Vedovato.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

26 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Paulo Erley Veiga Leal

Josette Goulart, por qual motivo ofender o Odair José? 

Denunciar

Adherbal da Costa Moreira

Triste resultado de votarmos sempre nos 2 lados da mesma moeda e de votarmos mal para deputado (quem se lembra em quem votou)! A culpa é nossa!

Denunciar

João Luís Nery

Essa coluna para ser ruim tem que melhorar muito. Os colunistas canhotas do UOL sao uma piada

Denunciar