Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Foto de Moro em trem de Portugal é propaganda para conferência

Arte UOL sobre reprodução
Imagem: Arte UOL sobre reprodução

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/08/2019 04h03

Em meio à polêmica dos hackers que teriam invadido o celular do ministro Sergio Moro, apoiadores do ex-magistrado estão compartilhando um anúncio de um trem ou metrô de Portugal que elege Moro "uma das pessoas que mudam o mundo".

Nos metrôs, em Portugal, foram estampadas fotos de personalidades que nasceram para mudar o mundo! Nós brasileiros temos a satisfação de ver a foto do nosso querido juiz Sergio Moro em todos os metrôs de Portugal.

Na foto, o rosto de Moro é acompanhado por outras personalidades com a legenda "Estamos a mudar o mundo".

Já outro usuário do Facebook informa que a imagem compartilhada mostra os trens entre Lisboa e Cascais, a oeste da capital.

Foto é de propaganda de conferência em 2017

A imagem realmente retrata um vagão de trem em Portugal que levou o rosto de Moro, entre outras figuras internacionais, em 2017.

Trata-se da propaganda de uma conferência que o ministro participou.

A foto em questão convida para a Estoril Conferences de 2017. De dois em dois anos, este evento reúne lideranças de todo o mundo para debater assuntos atuais na região de Estoril, em Portugal.

Moro participou da conferência em duas edições: ainda como juiz, em 2017, como mostra a foto, para falar de combate à corrupção, e em maio deste ano, já como ministro, em uma roda de debates sobre o mesmo assunto.

Ao UOL, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que Moro não cobrou para participar do evento e todas as despesas foram pagas pela organização.

Colega inusitado

A Estoril Conferences reúne figuras públicas do mundo todo. Neste ano, Moro participou de uma roda com ministros de Portugal, Cabo Verde e Senegal.

Em 2017, no entanto, a foto revela a participação de outra figura internacional que, hoje, acaba tendo uma ligação curiosa com Moro: Edward Snowden.

Ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), Snowden ficou mundialmente conhecido após vazar para a imprensa diversos segredos da agência e da CIA, o serviço secreto norte-americano. O material foi publicado pelos jornais "The Guardian" e "The Washington Post".

No "Guardian", na época estava à frente das reportagens sobre o vazamento ninguém menos que Glenn Grennwald, fundador do site "The Intercept Brasil", que divulgou conversas de Moro com procuradores da Lava Jato.

A equipe do "Guardian" ganhou um prêmio Pulitzer naquele ano pelo material publicado.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

UOL Confere