Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post distorce fala de chefe de governo de Alberta, Canadá, sobre vacina

29.06.23 - Posts distorcem fala de chefe de governo de Alberta sobre quem não se vacinou contra a covid. - UOL Confere
29.06.23 - Posts distorcem fala de chefe de governo de Alberta sobre quem não se vacinou contra a covid. Imagem: UOL Confere

Do UOL, em São Paulo

29/06/2023 14h02

Vídeos compartilhados nas redes sociais afirmam, de forma distorcida, que o governo canadense admitiu que pessoas não vacinadas contra o novo coronavírus "estavam certas".

As gravações deturpam o que disse a primeira-ministra da província de Alberta, Danielle Smith, em 2022, ao se desculpar por eventuais restrições e preconceitos durante a pandemia.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

"Primeira ministra de Alberta Canadá pede desculpas para os não vacinados: "vocês estavam certos, nós estávamos errados" as vacinas não evitaram que as pessoas pegassem Covid, e os efeitos colaterais são fatos, atropelamos seus direitos de escolha?".

Por que é distorcido

Danielle Smith não representa o governo canadense, mas apenas uma região administrativa do Canadá. No país, o chefe de governo de cada província é chamado de premier.

Fala foi retirada de uma coletiva de imprensa do Partido Conservador Unido de Alberta. O discurso ocorreu em outubro de 2022, quando Smith foi eleita chefe do Partido Conservador Unido de Alberta (aqui).

Ela não disse que os não vacinados "estavam certos". Na ocasião, Smith, na verdade, pediu desculpas por eventuais atitudes "discriminatórias" e punições aos não vacinados pelo descumprimento das restrições impostas durante a pandemia.

Sinto muito por qualquer um que tenha sido submetido de forma inadequada à discriminação como resultado de seu status de vacina."
Danielle Smith no UCP AGM 2022

O UOL Conferenão encontrou nenhum pedido de desculpas formal do Canadá aos não vacinados nos sites oficiais do governo (aqui).

O UOL Confere considera como distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O conteúdo também foi checado pela Agência Lupa, Reuters e Boatos.org.

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.