Vídeo sobre blitz de traficantes no Rio usa áudio de 2021 e imagens de 2022
Um vídeo usa o áudio de uma reportagem do SBT de 2021 sobre imagens de 2022 para afirmar que traficantes estão fazendo blitz em comunidades do Rio. As mídias são reais, mas de períodos e locais diferentes.
O UOL Confere recebeu a sugestão de checagem pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post?
O vídeo mostra homens armados parando motoristas com o texto "blitz realizada por facção. Essa eu nunca tinha visto". Ao fundo, é possível identificar um Ciep e uma Clínica da Família;
A localização se assemelha à região da Vila Aliança, comunidade da Zona Oeste do Rio (veja aqui, no Google Maps), onde a Clínica da Família Maria José de Sousa Barbosa (aqui) está localizada, em frente ao Ciep Olof Palme, na Estrada do Taquaral (aqui).
Por que é distorcido
As imagens são antigas. Em resposta ao UOL Confere, a Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou que a gravação é de junho do ano passado, quando traficantes da Vila Aliança fizeram, de fato, blitz com motoristas que passavam pela região. O caso foi noticiado no dia 3 de junho de 2022 (veja aqui e aqui).
Não há registro de acionamento recente para ação desse tipo, ainda segundo a PM. .
O áudio que acompanha as imagens é de 2021 e foi retirado de uma reportagem do programa Primeiro Impacto (veja aqui), do SBT. A matéria mostrava as blitz feitas por traficantes nas comunidades do Complexo de Israel e na Cidade Alta, na Zona Norte do Rio.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.