Não houve roubo de viatura após derrota do Santos na quarta-feira (21)
É falsa a afirmação de que uma viatura da Polícia Militar de São Paulo foi roubada durante a confusão com torcedores do Santos após a derrota para o Corinthians na última quarta-feira (21).
O que diz o post
"E a torcida do Santos que roubou uma viatura", diz a descrição da publicação no Facebook.
Um vídeo de 19 segundos mostra uma confusão entre policiais militares e torcedores. Em certo momento, um PM avisa: "A viatura lá, capitão, estão pegando a viatura". Um grupo de policiais corre em direção à viatura, supostamente invadida por um torcedor. O motorista manobra o carro e sai em alta velocidade.
Por que é falso
O vídeo usado no post foi compartilhado em 27 de abril de 2021. Foi possível conferir a informação pelo símbolo que aparece no canto inferior direito das imagens, que é de um perfil do Facebook focado em futebol.
O mesmo vídeo circula na internet desde, pelo menos, setembro de 2017. A alegação de diferentes publicações encontradas pela reportagem é sempre a mesma: de que o roubo da viatura ocorreu durante confronto com a polícia após um jogo do Santos. Nesta data, realmente houve confronto entre policiais e torcedores santistas após derrota do time na Copa Libertadores para o Barcelona de Guayaquil (EQU). A cobertura da imprensa na época, no entanto, não cita o suposto roubo da viatura (veja aqui e aqui). As imagens veiculadas também não coincidem com as compartilhadas nas redes:
As imagens também não correspondem às do confronto ocorrido entre torcedores do Santos e a Polícia Militar na última quarta-feira. Torcedores atiraram explosivos no estádio e houve confusão e correria com bombas de efeito moral e gás de pimenta, que foram usadas para dispersar os torcedores (leia aqui e aqui).
Não houve registro de roubo de viatura no confronto da semana passada. A informação é da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Leia a nota na íntegra:
A Polícia Militar interveio em um tumulto ocorrido entre torcedores, na noite desta quarta-feira (21), na Vila Belmiro, em Santos. Alguns torcedores ficaram descontentes com o resultado do jogo e atiraram bombas caseiras no campo e realizaram depredações do lado de fora do Estádio, após o encerramento da partida. Policiais militares usaram munições de menor potencial ofensivo e dispersaram a multidão. Ninguém ficou ferido e o caso é investigado pela Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), que instaurou inquérito policial para apurar os fatos. Secretaria de Segurança Pública
A SSP não soube precisar a data original do vídeo.
Esse conteúdo também foi checado por AFP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.