Volkswagen não anunciou fechamento de fábricas no Brasil
Um vídeo que circula nas redes sociais distorce uma matéria veiculada na TV Globo para afirmar que a Volkswagen anunciou o fechamento de fábricas no Brasil.
O que diz o vídeo
"URGENTE ! VEJAM E COMPARTILHEM ! VEJA ISSO ! A Volkswagen acabou de anunciar ! VAI FECHAR AS FÁBRICAS NO BRASIL !", diz o texto sobreposto ao vídeo.
Um homem aparece em frente a uma TV, que passa o trecho de uma fala da apresentadora do Jornal da Globo, Renata Lo Prete. Ele afirma que foi "surpreendido por uma notícia".
A jornalista diz: "A Volkswagen decidiu suspender a fabricação de carros no Brasil. A medida atinge as fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São José dos Pinhais. O motivo apresentado foi a estagnação do mercado. A decisão vem semanas depois da medida do governo de baratear carros e incentivar a venda".
Em seguida, o homem comenta: "Gente, vocês ouviram? A Volkswagen está indo embora, como a Ford foi. Gente do céu, a Volkswagen não vai mais produzir carros no Brasil. Vocês sabem o que significa ? É (sic) milhares de empregos indo embora."
Por que é distorcido?
Volkswagen anunciou a suspensão, não fechamento (aqui). "A notícia de que a Volkswagen vai fechar fábricas é falsa. Trata-se apenas de uma parada temporária", informou a montadora, em nota.
Em Taubaté, atividades foram retomadas em 4 de julho (aqui).
Fábrica de São José dos Pinhais (PR) interrompe um turno de produção de 10 a 14 de julho. A unidade do Paraná já está com outro turno em layoff (quando há a redução da jornada sem demissão) desde 5 de junho.
Em São Bernardo do Campo (SP), a fábrica deu férias coletivas aos trabalhadores por dez dias em 10 de julho.
O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Post tem elementos comuns em desinformação. Entre eles, o uso de letras maiúsculas e pontos de exclamação em excesso para gerar alarde, anúncio de urgência e pedido de compartilhamento, para estimular o repasse instantâneo do boato. Confira dicas para identificar desinformações.
Viralização. Compartilhada no Kwai no dia 28 de junho, a publicação tem12,6 mil curtidas, 3,350 mil comentários e 10, 6 mil compartilhamentos.
O conteúdo também já foi checado Estadão Verifica (aqui)
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.