Câmara não derrubou decreto de Lula sobre armas; projeto tramita na CCJ
Não é verdade que a Câmara de Deputados tenha derrubado os decretos sobre armas do governo Lula. Publicação engana com trecho de matéria da Jovem Pan de abril de 2023 sobre decisão da Comissão de Segurança Pública, não do plenário da Câmara. Além disso, insere data falsa sobre o vídeo.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Um vídeo com recorte de uma matéria da Jovem Pan de 25 de abril de 2023 circula com o seguinte texto sobreposto: "Decreto das armas. Vitória. Câmara derruba decretos de armas de Lula e Dino e volta com os do Presidente Bolsonaro. 29/09/2023".
Por que é distorcido
No próprio trecho usado na publicação, o repórter destaca que o texto tinha sido inicialmente aprovado apenas na Comissão de Segurança Pública, o que significa que não houve suspensão dos efeitos do decreto de Lula (veja aqui a matéria completa).
Depois da Comissão de Segurança Pública, o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 3/2023 foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Neste momento, o projeto aguarda a designação de um relator nesta Comissão (veja aqui).
Só depois de passar pela Comissão de Justiça é que o PDL deve ser votado em plenário (veja aqui como funciona a tramitação).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.