Vídeo não mostra aprovação de impeachment do ministro Alexandre de Moraes
Um vídeo não mostra a aprovação do impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais.
Na realidade, a votação era sobre uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita decisões monocráticas.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
A publicação usa um vídeo em que o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) aparece se filmando e comentando sobre a expectativa e a votação de um projeto no Senado. Nas imagens também aparece o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
O vídeo é compartilhado com o seguinte texto sobreposto: "Foi aprovado o impeachment de Xandão".
Por que é distorcido
O vídeo é verdadeiro, mas o que estava sendo votado no Senado não era o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. Na realidade, os parlamentares decidiam sobre a PEC 8/21 (veja aqui), que tinha como objetivo restringir decisões monocráticas nos tribunais superiores (leia aqui e aqui).
Vídeo original foi publicado em 22 de novembro de 2023 na conta do deputado no X (antigo Twitter). Na época, foi colocado a seguinte legenda "Urgente!! Aprovado a PEC que acaba com a ditadura do Moraes" (aqui). A gravação foi localizada por uma busca simples (aqui).
Senado já desmentiu boato em setembro de 2022 (veja aqui). Na época, foram utilizados trechos de uma audiência pública para dizer que Moraes tinha sofrido impeachment, o que não era verdade.
Este conteúdo também foi verificado por Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.