Uniforme da China nas Olimpíadas não tem referência a Palestina

O uniforme dos atletas da China para as Olimpíadas de Paris não é inspirado na bandeira da Palestina. Publicações nas redes sociais usam foto de um ensaio da Vogue China de 2023 para fazer a alegação falsa.

O que diz o post

Uma foto é compartilhada com a seguinte legenda: "China escolheu seu design para as olimpíadas 2024 de Paris, inspirado na bandeira PALESTINA!"

Por que é falso

Foto usada no post não mostra o uniforme dos atletas chineses. A imagem foi retirada de um ensaio da Vogue China de setembro de 2023, como foi possível localizar por meio de busca reversa (aqui).

Edição da revista foi dedicada aos atletas por causa dos Jogos Asiáticos (aqui). O evento aconteceu entre setembro e outubro do ano passado em Hangzhou, na China. O editorial é estrelado pela modelo He Cong (confira no terceiro vídeo abaixo).

O modelo escolhido para a delegação chinesa é branco e vermelho. Não há referência ao verde, preto, branco e vermelho da bandeira palestina. Veja abaixo:

Outras checagens. Na Índia, este conteúdo foi desmentido pelo Newschecker (aqui) e na Turquia pelo Teyit (aqui). No Brasil, também foi verificado por Aos Fatos, Folha de S. Paulo e AFP.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes