Vídeo mostra influenciadores presos no RS, não Deolane
Ricardo Espina
Colaboração para o UOL, em São Paulo
10/09/2024 13h13
A advogada Deolane Bezerra não é uma das pessoas presas exibidas em um vídeo que circula pelas redes sociais.
Na verdade, as imagens são da detenção de um casal de influenciadores no Rio Grande do Sul.
O que diz o post
A publicação contém a seguinte mensagem: "Exato momento que a Deolane Bezerra é presa; veja:". Emojis de sirene e de olhos completam o texto.
Abaixo, ao lado de uma foto de Deolane, um vídeo mostra policiais civis conduzindo uma mulher loira até uma viatura. Ao fundo, está tocando um funk chamado "Liberdade", de MC Bó do Catarina.
Por que é falso
Vídeo mostra outra influenciadora. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que as imagens são de reportagem do SBT RS mostrando a prisão do casal de influenciadores Pamela Pavão e Gladison Pieri, em Canoas (RS), no dia 6 de agosto (veja aqui e abaixo), suspeitos de exploração de jogos de azar, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Eles foram soltos em 14 de agosto e devem cumprir medidas cautelares (aqui).
Deolane foi presa depois, em setembro. A influenciadora e a mãe dela, Solange Alves, foram presas no último dia 4 em Pernambuco, em operação contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais (aqui).
Justiça converteu prisão preventiva em domiciliar. Ontem (9), o TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) concedeu habeas corpus a Deolane, mas a mãe dela continua detida (aqui). Ao deixar a Colônia Penal Feminina do Recife, a influenciadora disse que "foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade" (aqui). Nesta terça-feira (10), ela voltou a ser presa após descumprir ordem da Justiça (aqui).
Viralização. Até esta terça-feira (10), uma postagem com o conteúdo falso tinha mais de 314 mil reproduções no Instagram.
Este conteúdo também foi checado por Estadão.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.