Frio volta ao Sul; seis cidades registram temperaturas negativas em RS e SC
O Rio Grande do Sul voltou a registrar temperaturas negativas na manhã desta segunda-feira (2) depois do ingresso de uma massa de ar polar no Estado. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de que a temperatura caia ainda mais nos próximos dias.
Em Cambará do Sul, no Planalto gaúcho, os termômetros marcaram -2,7ºC. Em Bagé, na região da campanha, a temperatura caiu a -1,3ºC. Segundo o Inmet, o frio deve seguir intenso pelo menos até quarta-feira (4).
Em Quarai, na fronteira com o Uruguai, os termômetros marcaram -0,4ºC nesta manhã e, em Santana do Livramento, a temperatura baixou a -0,1ºC. Outras cidades da região, como Uruguaiana e São Borja, registraram temperaturas próximas de zero.
Em Porto Alegre, a mínima foi de 5,6ºC. A sensação térmica pela ação do vento, porém, baixou a menos de 2ºC. Apesar do sol, as máximas no Estado não devem passar dos 15ºC. Na serra e na fronteira, os termômetros não sobem além dos 10ºC.
A massa de ar polar já vinha sendo monitorada pelo Inmet na Argentina. No domingo (1), as regiões mais frias do país chegaram a registrar sensação térmica de -20ºC. Na província de Buenos Aires, muitas localidades tiveram marcas negativas. Na capital argentina, a mínima foi de 2,8°C.
O Inmet prevê a formação de geada em várias regiões do Estado para esta terça-feira (3). Na quinta-feira (5), áreas de instabilidade darão origem a um ciclone extratropical no norte do Estado. A previsão é de instabilidade e pancadas isoladas de chuva no leste. Há risco de ventos fortes.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, os termômetros também ficaram negativos nas regiões mais altas do Estado. Em Urupema a mínima foi de -3,6ºC e, em São Joaquim, a temperatura baixou a -2,9ºC segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometrologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
Na cidade de Campos Novos, no oeste catarinense, os termômetros registraram 0ºC. Em Florianópolis, a mínima pela manhã foi de 12ºC.
O Epagri/Ciram, que monitora as condições meteorológicas, alerta para o risco de navegação na costa catarinense nos próximos dias. O mar continua agitado e as ondas podem atingir até dois metros de altura nas praias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.