Frio intenso faz nevar em 33 cidades do Sul

Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

Desde a segunda-feira (2), quando se intensificou a onda de frio no sul do país, a MetSul Meteorologia já registrou precipitação de neve em 33 cidades da região Sul --21 do Rio Grande do Sul e 12 de Santa Catarina. Os fenômenos foram variáveis, com a maioria dos registros de pequena intensidade. 

No Rio Grande do Sul, o instituto registrou neve em Cambará do Sul, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Bom Jesus, Caxias do Sul, Três de Maio, Crissiumal, Boa Vista do Buricá, Tiradentes do Sul, Rio Grande, Vacaria, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, Horizontina, São José dos Ausentes, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Três Passos, Ipê e Veranópolis.

Em Santa Catarina, segundo a MetSul, o fenômeno atingiu as cidades de São Joaquim, Lages, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Miguel do Oeste, Anita Garibaldi, Bom Retiro, Curitibanos, Orleans, Urussanga e Grão-Pará.

Pelo menos cinco cidades gaúchas registraram neve na noite desta terça-feira (3) e madrugada de quarta (4), segundo a MetSul. Cambará do Sul, Caxias do Sul, Campestre da Serra, Gramado e Vacaria foram atingidas por nevascas de fracas a moderadas, informou o instituto. 

As precipitações da noite passada duraram entre 15 minutos e meia hora em boa parte das cidades. Em Gramado ocorreu o maior registro, com a neve acumulando nas calçadas e praças até o início da manhã. Segundo o instituto, foi a maior nevasca na cidade desde o inverno de 2000. 

Como a quarta-feira será chuvosa e fria na maioria das regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall não descarta a possibilidade de novas ocorrências. 

Na tarde de terça-feira, também havia nevado na cidade de São Francisco de Paula, em Cambará do Sul e em uma localidade no interior de Canela --todas as cidades no Rio Grande do Sul. 

Segundo a MetSul, houve neve granular também no interior do Uruguai. Em Montevidéu, foi registrado acúmulo de neve no ponto mais alto da cidade --o morro do Cerro. 

As temperaturas na madrugada desta quarta-feira foram as mais baixas do ano no Rio Grande do Sul. Na região metropolitana de Porto Alegre, os termômetros baixaram a 1ºC. No interior, cidades do sul e da serra marcaram temperaturas negativas pelo terceiro dia consecutivo. 

Em Bagé, na fronteira com o Uruguai, fez -1ºC ao amanhecer, com sensação térmica de -3ºC pela ação do vento. Em Caxias do Sul, na serra, os termômetros registraram -0,8ºC. Com vento, a sensação era de mais frio: -1,8ºC. 

As condições de neve, segundo a MetSul, persistem nas próximas horas na serra e no nordeste do Rio Grande do Sul e no planalto sul de Santa Catarina. A circulação de umidade vinda do mar pode provocar pancadas de chuva também no leste gaúcho.

Também não está descartada a possibilidade de neve ou de chuva congelada entre quarta e quinta-feira na região sul do Rio Grande do Sul. As máximas desta quarta-feira não devem passar dos 10ºC na maioria das regiões.

Gramado
A prefeitura de Gramado confirmou a ocorrência de neve hoje (4) no município. Às 5h, nevou na cidade durante 15 minutos. De acordo com a prefeitura, os termômetros estão abaixo de -2ºC agora pela manhã.

A neve encanta os turistas que saem às ruas, mesmo com o frio intenso, para desfrutar da paisagem na Serra Gaúcha.

Segundo a prefeitura, os visitantes que chegam à cidade para acompanhar a 38ª edição do Festival de Cinema de Gramado, de 6 a 14 de agosto, podem conferir a neve acumulada nas hortênsias e às margens do Lago Negro e do Lago Joaquina Rita Bier.

Terceiro destino turístico mais visitado do Brasil nesta época do ano, Gramado está com 90% dos 146 hotéis e pousadas lotados. Normalmente, todos os anos, no mês de julho, uma média de 300 mil pessoas visitam a cidade.

Dados da Secretaria de Turismo mostram que junho, julho e agosto recebem turistas em busca do frio serrano e na expectativa de ver neve. Com a ocorrência do fenômeno hoje, a expectativa da prefeitura é atrair ainda mais turistas para a cidade.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos