Polícia gaúcha prende 146 em operação contra tráfico de drogas em 81 cidades

Lucas Azevedo
Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu 146 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em 81 cidades do Estado. A ação, apelidada de Operação Neblina, ocorreu na região metropolitana de Porto Alegre e no interior gaúcho, e foi resultado de uma investigação de cerca de um mês.

As prisões foram feitas entre terça (17) e quarta-feira (18) por 771 agentes do Departamento de Polícia do Interior (DIP) e Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc). Os policiais cumpriram 375 mandados de busca e apreensão, o que resultou no recolhimento de 5 kg de maconha e crack e 32 armas.

Também foram apreendidos cerca de 12 mil maços de cigarros estrangeiros, bebidas alcoólicas, jóias e aproximadamente R$ 30 mil em dinheiro, além de dólares, pesos uruguaios e cheques.

Os presos são suspeitos de atuar no “varejo” do tráfico. “Sem eles, que são muito importantes na escala do tráfico, os patrões [grandes traficantes] não conseguem lograr êxito”, disse o chefe do Denarc, delegado João Bancolini.

Segundo o delegado, a quantidade de droga recolhida não foi significativa, no entanto, o principal objetivo da operação foi alcançado. “O combate ao tráfico e a retirada dessas pessoas das ruas foram um duro golpe.”
Dos presos, 82 foram pegos em flagrante e 12 eram foragidos da Justiça, além dos que tinham mandatos de prisão temporária e preventiva decretados. Todos foram recolhidos a presídios gaúchos.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos