Assaltantes explodem agência bancária no interior da BA e levam R$ 120 mil
Armados com fuzis, pistolas e revólveres, dez homens utilizaram três dinamites para explodir a agência do Banco do Brasil de Boa Vista do Tupim (318 km de Salvador) na madrugada deste domingo (19), de onde levaram cerca de R$ 120 mil, dinheiro que estava no cofre e no caixa eletrônico. Para efetuar a ação, que tem se tornado rotina no interior da Bahia, os assaltantes se dividiram em dois grupos de cinco --uma parte foi para a agência e a outra se concentrou em frente à delegacia de polícia do município para vigiar os dois militares que estavam de plantão.
As três dinamites utilizadas no assalto destruíram praticamente toda a agência. Apenas algumas paredes rachadas ficaram de pé, de acordo com informações da Polícia Civil. Os assaltantes chegaram à cidade por volta da meia-noite, cortaram parte das ligações telefônicas e fizeram um segurança de rua como refém.
O delegado Luiz Osório Nobre informou que alguns moradores ouviram o barulho da detonação dos explosivos e telefonaram para a polícia. No entanto, os policiais de plantão não puderam agir porque estavam sob a mira do grupo de assaltantes. A ação durou cerca de 40 minutos e o bando deixou a cidade em dois carros para dificultar a ação dos policiais --o refém foi liberado assim que os assaltantes entraram nos veículos.
Mais assaltos a bancos
No último dia 30 de agosto, as agências do BB e do Bradesco de Condeúba (660 km de Salvador) foram assaltadas por oito homens armados com metralhadoras e fuzis que usavam roupas do Exército. Na fuga, três pessoas foram feitas reféns (um vereador, um bancário e um vigilante).
No dia seguinte, 15 homens tentaram assaltar o BB de Presidente Tancredo Neves (260 km da capital) durante a madrugada, mas foram impedidos pela PM. Houve troca de tiros e três suspeitos foram mortos. Na madrugada do último dia 2, um novo confronto entre policiais e supostos assaltantes de bancos terminou com cinco mortes na região metropolitana de Salvador _todas as vítimas eram suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em invadir bancos no interior.
De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), o policiamento foi reforçado nas cidades onde funcionam bancos na Bahia para tentar evitar a ação dos assaltantes. Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, há 760 agências no Estado, das quais 251 estão localizadas em Salvador. As outras 509 estão no interior, mas o órgão não sabe informar quantas cidades do interior têm agências bancárias.
A SSP informou, ainda, que tem utilizado o serviço de inteligência para identificar, localizar e prender integrantes de quadrilhas que têm levado pânico principalmente às cidades médias da Bahia. Até as 16h desta segunda-feira, nenhum suspeito de ter participado do assalto em Boa Vista do Tupim havia sido preso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.