Topo

Metrô de SP inaugura nova estação da Linha Verde

Do UOL Notícias

Em São Paulo

21/09/2010 15h58

O governo do Estado inaugurou nesta terça-feira (21) a estação Tamanduateí da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, localizada na av. Presidente Wilson, perto do centro de São Caetano do Sul (região do ABC paulista). Com a inauguração, a Linha 2 passará a ter 14 estações e o Metrô de SP, 60.


Última da Linha 2 (Vila Madalena-Vila Prudente) a ser inaugurada, a estação integrará trens e ônibus da região do ABC ao sistema metroviário da capital paulista. A Tamanduateí tem 14.890 m² de área construída e deverá receber gradativamente cerca de 70 mil usuários por dia, segundo informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A nova parada fica entre as estações Sacomã e Vila Prudente, e interligará a Linha 2 com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O horário de funcionamento da nova estação nos primeiros meses será de 9h às 16h30, com operação assistida --assim como ocorre na estação Vila Prudente. Não haverá cobrança de tarifa durante este período no trecho até a Vila Prudente. O esquema é de praxe para se corrigir eventuais problemas.

Já a estação Tamanduateí, da CPTM, não terá operação assistida: funcionará até meia-noite e, a partir de quarta-feira, será aberta às 4h, seguindo o horário padrão da CPTM, que é das 4h à meia noite.

Quem quiser seguir viagem pela Linha 2 ou migrar para a Linha-10 Turquesa pagará tarifa. Das 4h40 às 9 horas e das 16h30 às 21 horas, haverá ônibus da Ponte Orca entre Tamanduateí e Sacomã, de segunda a sexta, exceto feriados.

Problema no Metrô
Estiveram na inauguração o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e o governador do Estado Alberto Goldman (PSDB). Durante o evento, Goldman comentou o problema na Linha 3-Vermelha, na manhã desta terça-feira, que gerou um caos no sistema metroviário.

Segundo ele, uma blusa foi colocada na porta do vagão para travar o fechamento, mas não há indício de que o incidente tenha sido criminoso.

Uma composição do metrô parou às 7h51 no trecho entre a estação Pedro 2º e a Sé, na Linha 3-Vermelha, quando o trem seguia sentido Palmeiras/Barra Funda, depois que botão de emergência foi acionado.

A assessoria de imprensa da companhia explicou que este tipo de incidente não acontece com frequência, porque há uma orientação para que o botão não seja acionado indevidamente, mas, quando isso acontece, o procedimento padrão é parar o trem. Como os passageiros deixaram os vagões pelas saídas de emergência, a energia elétrica da linha precisou ser desligada e isso provocou o enorme atraso nas operações.

Depois de quase três horas de confusão, as dezoito estações da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo voltaram a funcionar.