Topo

Após 10 dias de buscas sem sucesso, Marinha já cogita inexistência de três minas em Maragogi (AL)

Carlos Madeiro<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Maceió

16/10/2010 07h03

Dez dias após o início da operação de buscas por minas marítimas em Maragogi (litoral norte de Alagoas, a 135 de km de Maceió), a Marinha ainda não encontrou nenhum dos seis supostos artefatos que estariam enterrados na cidade.

Até esta sexta-feira (15) foram realizadas escavações em cinco dos seis locais, e os militares não encontraram nenhum sinal das minas. Diante da situação atual, a Marinha já cogita a hipótese de que três das seis supostas minas não passem de “lenda”.

Duas delas estariam enterradas na praia de Antunes. Durante os seis primeiros dias, os militares tentaram encontrar sinal dos artefatos, mas sem sucesso. “Lá tivemos apenas a informação de um pescador que disse que viu, há 30 anos, a ponta de um suposto artefato enterrado. Não há uma localização precisa e não encontramos nada”, disse o capitão dos Portos de Alagoas, André Meire, acrescentando que foram escavadas duas áreas de 300m².

A terceira suposta mina estaria enterrada na cidade. “Essa mina estaria em frente ao Banco do Brasil, mas o que temos de informações são relatos de pessoas, que disseram que o tio, o pai disse que havia uma mina ali. Não é uma fonte totalmente confiável, pois é notícia de terceiros. Neste sábado vamos interditar o trânsito na região, usar gases para tentar detectar explosivos, já que o detector de metal não encontrou nada. Caso não encontremos sinal, não vamos escavar a região e descartaremos a existência do artefato”, explicou Meire.

Segundo o capitão, neste sábado (16) as operações se concentram na busca de dois artefatos que estariam enterrados na área central de Maragogi. Para auxiliar a busca, um mestre-de-obra foi convocado e irá até a cidade.

“Há dez anos, durante uma obra de canalização, esse mestre-de-obra informou que encontrou, a pouco mais de um metro de profundidade, um objeto enterrado que não pôde ser perfurado e obrigou a obra a fazer um desvio. Com ele deveremos ter uma localização exata de onde está esse artefato”, afirmou.

Uma mina foi encontrada em Maragogi no dia 11 de maio deste ano por trabalhadores de uma obra de saneamento. Ela estava enterrada a um metro e meio de profundidade e foi recolhida e detonada por oficiais da Polícia Militar de Alagoas, sem passar por inspeção da Marinha.

Três minas “confiáveis”
Para a Marinha, entretanto, há informações confiáveis sobre a existência de três minas, ambas na região central da cidade. “Nós conversamos com um pescador de 75 anos, o único vivo que viu essa ação dos moradores. E ele passou detalhes precisos desses objetos, que são similares às das minas”, informou o capitão.

As outras duas minas que devem existir estariam na orla do centro de Maragogi. Segundo relatos de pescadores e moradores da cidade, na área foi montada uma trincheira de minas durante a Segunda Guerra Mundial.

Porém, nos últimos dois dias já foram escavados 19 pontos na região delimitada, mas nada foi encontrado. “Sempre passamos o detector de metal e, no indício de metal, escavamos. Mas encontramos trava de porta, chaveiro, lata de refrigerante, e não as minas. Vamos continuar com as buscas na localidade”, finalizou Meire.