Chuva forte provoca transtornos em Salvador; desabamento atinge casa
Após cerca de dois meses de poucas precipitações e tempo quente, a capital da Bahia foi surpreendida na manhã desta quarta-feira (20) por uma forte chuva, com trovões e relâmpagos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até o final da manhã havia chovido 40 mm e a expectativa é de que o tempo permaneça chuvoso até a sexta-feira (22) devido a uma frente fria que avançou sobre o litoral baiano.
Durante toda a manhã e início desta tarde aconteceram diversos alagamentos e queda de energia elétrica em alguns bairros, além da queda de uma encosta que soterrou parcialmente uma casa. O casal, dono do imóvel, ficou sobre os escombros, mas foi salvo por familiares e vizinhos.
Até as 15h30, a Coordenação de Defesa Civil de Salvador havia recebido 59 notificações de ameaças de desabamento, deslizamento de terra, alagamentos entre outros problemas. Não há registro de mortes.
Trânsito
A chuva começou por volta das 5h. Desde então, as principais ruas e avenidas de Salvador ficaram inundadas, com trânsito lento. Alguns carros que arriscaram atravessar o aguaceiro quebraram no meio do caminho, contribuindo para o caos no trânsito. Outros motoristas, para fugir dos pontos de alagamentos, usaram os canteiros centrais das avenidas. Na ACM, uma das mais movimentadas da cidade, o canal que divide a duas pistas transbordou, deixando o tráfego parado por mais de uma hora.
A empregada doméstica Lourdes Santos Costa, que trabalha no bairro da Pituba e mora no bairro periférico de Periperi, disse ter saído de casa antes da 7h, mas chegou ao trabalho somente após as 10h. “Está um horror, tudo parado, já estou pensando no que vou ter que enfrentar na hora de voltar para casa”, disse.
Desabamento
O caso mais grave na cidade ocorreu na avenida Barros Reis, onde uma casa ficou parcialmente soterrada devido ao desmoronamento de uma encosta. O casal Rosenilda Oliveira Anunciação, 46, e o marido dela, Lídio Anunciação, 42, dormia quando a parede do quarto desabou, deixando-os praticamente encobertos pelos escombros. Um dos filhos do casal conseguiu arrombar a porta e, com o auxílio de vizinhos, salvou os pais. Lídio estava soterrado da cintura para baixo e Rosenilda tinha somente um dos braços para fora dos escombros. Com ferimentos em várias partes do corpo, eles foram levados para o Hospital Geral do Estado e, segundo o hospital, não correm risco de morte.
A assessoria de comunicação da Defesa Civil informou que um engenheiro do órgão esteve no local e concluiu que a parte superior da encosta estava com muito material solto, que desceu com a chuva, atingindo o imóvel. Ainda segundo o engenheiro, os moradores da residência foram orientados a deixar o imóvel, assim como outra pessoa residente um uma casa na parte de cima da encosta. Os moradores dos outros imóveis das proximidades não foram localizados. Nesta quinta-feira (21) outro técnico deverá retornar ao local para monitorar a situação.
Falta de luz
A chuva também deixou vários bairros sem luz. Segundo a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), o problema foi causado em duas subestações da Chesf, Companhia Hidrelétrica do São Francisco. Ainda de acordo com a empresa de eletricidade, no meio da manhã, a energia já tinha sido restabelecida na maioria dos locais afetados.
Também em razão da chuva, o embarque de ônibus e caminhões no sistema ferry-boat que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, na Baia de Todos os Santos, ficou temporariamente suspenso. Segundo a TWB (operadora do serviço), as chuvas prejudicam as condições de navegação. Já as viagens de pedestres e veículos pequenos, que em geral duram cerca de 50 minutos, estão demorando em média mais 20 minutos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.