Topo

Assaltantes explodem caixas eletrônicos em agência no interior da Bahia

Especial para o UOL Notícias<br>Em Salvador

28/10/2010 12h16

Com bonés para dificultar a identificação e fortemente armados, pelo menos dois homens utilizaram maçaricos e explosivos para assaltar quatro caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil em Conceição do Jacuípe (94 km de Salvador) na madrugada desta quinta-feira (28), de acordo com informações da Polícia Civil.

A agência funciona no térreo de um prédio onde mora a prefeita do município, Tânia Yoshida (PMDB). Na ação, o teto da entrada da agência, forrado por isopor, foi incendiado. A delegada de Conceição do Jacuípe, Lia Mara Paim, informou que as imagens das câmeras instaladas na agência serão analisadas pela perícia para tentar identificar os assaltantes.

“É muito provável que uma terceira pessoa, que não aparece nas imagens, tenha participado do assalto dando segurança aos dois homens que entraram no banco.”

Segundo a delegada, o apartamento onde mora a prefeita não foi atingido pelas chamas e pela explosão. “A ação foi concentrada apenas nos caixas eletrônicos.” Até as 12h (horário de Brasília) desta quinta-feira a agência do BB de Conceição do Jacuípe permanecia fechada para a realização da perícia. O valor levado pelos assaltantes durante a madrugada não foi divulgado pelo banco.

O uso de explosivos e a utilização de armamentos pesados para assaltar agências bancárias no interior da Bahia têm se transformado em rotina. Nos últimos dois meses, três grandes assaltos foram registrados. No dia 30 de agosto, as agências do BB e do Bradesco de Condeúba (660 km de Salvador) foram invadidas por homens armados de fuzis e metralhadoras. Na madrugada do dia 19 de setembro, a agência do BB de Boa Vista do Tupim (318 km da capital) foi explodida com três dinamites.

De acordo com o Sindicato dos Bancários da Bahia, há 760 agências no Estado, das quais 509 estão no interior. Por determinação da SSP (Secretaria da Segurança Pública), a polícia aumentou a vigilância no interior para combater os assaltos. O resultado é que, desde o mês passado, pelo menos 11 suspeitos de integrar quadrilhas especializadas em assaltar agências bancárias e dos Correios foram mortos pela polícia.