Topo

Sem barracas, prefeitura vai instalar toldos na orla de Salvador no Réveillon

Heliana Frazão<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Salvador

22/12/2010 14h49

 

A prefeitura de Salvador recorreu à União e obteve autorização para instalar toldos nos 75 quilômetros de praia da cidade, entre os dias 30 deste mês e 2 de janeiro de 2011. A medida, além de aliviar a falta de conforto e comodidade a turistas e baianos devido à falta de barracas e quiosques retirados este ano de toda a orla da capital, trouxe algum alívio para os antigos barraqueiros. Eles terão uma possibilidade de ganho durante os festejos de final de ano.

No primeiro semestre deste ano, por determinação da Justiça Federal, foram retiradas aproximadamente 500 barracas da orla da capital baiana, sob a justificativa de estarem ocupando um espaço pertencente à Marinha.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Motta, “a prefeitura agirá de forma a ordenar e organizar os serviços na orla para evitar uma invasão nas praias durante o Réveillon”.

Os interessados em trabalhar durante a virada do ano tiveram que se inscrever na associação dos barraqueiros. No total, 322 pessoas demonstraram interesse em comercializar comidas e bebidas na praia nesse período. Para atender a todos os inscritos, o presidente da associação, Alan Rebelattotto, em comum acordo com a Sesp, decidiu que serão distribuídos dois barraqueiros em cada toldo.

Em toda a orla, serão instalados 130 toldos padronizados, dispostos a uma distância mínima de 40 metros um do outro, entre as praias de Tubarão, na Cidade Baixa, e Flamengo, na divisa com o município de Lauro de Freitas, similares aos utilizados nas praias do Rio. Cada toldo ocupará uma área de 4 m².

 “Foi a forma que encontramos para não deixar ninguém de fora e também permitir que as pessoas possam circular com tranquilidade pela praia”, disse Rebelattotto. Ele explica ainda que não será permitido cozinhar no local nem utilizar fogareiros ou freezers. A prefeitura se encarregará ainda da iluminação.

Conforme ainda o secretário Fábio Mota, a Justiça Federal não permitiu a permanência dos toldos nas praias ao longo do verão.

Lauro de Freitas

Já na praia de Vilas do Atlântico, na cidade vizinha de Lauro de Freitas, os proprietários das barracas decidiram por unanimidade fechar os estabelecimentos na noite do dia 31. A decisão visa a evitar tumultos. Os empresários temem não darem conta de um eventual aumento na demanda durante os festejos do Réveillon em razão da ausência das barracas de praia de Salvador.

Os barraqueiros alegam não ter estrutura suficiente para atender muita gente, pois as praias de Vilas do Atlântico se tornaram destino muito procurado por banhistas que migraram da orla da capital em busca de maior comodidade nos momentos de lazer.