Sobe para 12.869 número de desalojados e desabrigados pela chuva no ES
As chuvas que atingem o sul do Espírito Santo nos últimos dias desalojaram 11.588 pessoas (alojadas em casas de amigos e parentes) e deixaram outras 1.281 desabrigadas (encaminhadas a abrigos públicos). Ontem, a Defesa Civil do Estado informou a morte de cinco pessoas, mas hoje o órgão retificou uma morte ocorrida em Cachoeiro de Itapemirim. A vítima, uma mulher, foi assassinada e seu corpo arrastado pela correnteza.
Ao todo, 34 municípios foram afetados por deslizamentos, inundações, enxurradas ou enchentes no interior do Espírito Santo. São eles: Barra de São Francisco, São Gabriel da Palha, Iúna, Linhares, Itapemirim, Nova Venécia, São José do Calçado, Apiacá, Domingos Martins, Castelo, Alegre, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Afonso Claúdio, Brejetuba, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Itarana, Itaguaçu, Muqui, Mimoso do Sul, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra.
Na Grande Vitória foram registrados ocorrências de alagamentos de ruas e casas, deslizamento de barreiras, queda de muro em Vitória, Vila Velha, Serra, Viana e Cariacica, segundo a Defesa Civil Estadual. Em Fundão o rio aumentou seu nível em 2,20 m e a defesa civil local está em alerta.
Minas Gerais
Ontem, a Defesa Civil de Minas Gerais informou que quatro pessoas morreram soterradas em um imóvel localizado no bairro Santos Prates 2, na cidade de Mantena, na região do Rio Doce (a 450 km de Belo Horizonte). Segundo informações repassadas pela Polícia Militar ao órgão, havia sete pessoas na casa no momento em que um deslizamento de terra atingiu o local.
Leia mais
Com as quatro mortes, o número de vítimas da chuva em Minas Gerais desde novembro chegou a 15 --12 delas registradas nos últimos quatro dias.
O número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência em razão das chuvas que atingem parte do Estado subiu para 43, segundo dados da Defesa Civil Estadual. De acordo com o órgão, 33 pessoas se feriram em razão das chuvas, 1.362
pessoas estão desabrigadas e 11.737 desalojadas.
Em relação aos danos materiais, a defesa civil informou que 147 casas foram destruídas e 3.755
apresentaram danos. Até o momento, 51 pontes ruíram e 285 tiveram a estrutura abalada pelas chuvas.
As cidades mais atingidas pelos temporais estão localizadas na região do Rio Doce, Zona da Mata e região central do Estado.. Na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Matozinhos (distante 50 km da capital) também foi afetada.
Rio de Janeiro
As regiões norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro também sofrem com a chuva dos últimos dias. Até ontem eram 2.395 deslojados e 396 desabrigados nos municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, Cambuci, Aperibé, Itaocara, Natividade, Porciúncula, Lage do Muriaé, Cardoso Moreira e Italvas. A região é cortada pelos rios Pomba, Muriaé, Carangola e Paraíba do Sul.
*Com informações de Rayder Bragon, em Belo Horizonte
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.