Topo

SP e Minas somam 101 cidades afetadas pelas chuvas; previsão é de mais pancadas para hoje

Do UOL Notícias

Em São Paulo

06/01/2011 10h12

Os Estados da região Sudeste continuam contabilizando problemas com as chuvas que atingem a região desde o final de dezembro de 2010. Balanço divulgado pelas Defesas Civis de São Paulo e Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (6) mostra que 101 municípios continuam com problemas por causa dos temporais. Na quarta-feira, o número de municípios atingidos em todo o Sudeste chegava a 141.

A previsão do tempo para esta quinfa-feira é de mais chuva. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), um canal de umidade vai atuar, causando chuvas e pancadas significativas entre o Norte, Centro-Oeste e sul do Sudeste do País.

Em Minas Gerais, boletim divulgado pela Defesa Civil nesta manhã afirma que o Estado tem com 55 municípios em situação de emergência -- só ontem, 4 cidades entraram nesa condição: Morro do Pilar, Goiabeira, Governador Valadares e Matozinhos.


O boletim informa ainda que 35 municípios foram atingidos por "evento adverso", mas não decretaram situação especial, somando 90 municípios atingidos pelas chuvas.

O Estado tem 11.955 desalojados, 1.661 desabrigados, 30 feridos e 16 mortos pelas chuvas deste verão.

As casas danificadas passam de 4 mil; e já são 292 pontes danificadas, além de 56 destruídas.

Em São Paulo, segundo o boletim da Operação Verão, divulgado pela Defesa Civil nesta manhã, o número de municípios atingidos é de 46 -- a região do Estado mais prejudicada pelas chuvas é a de Campinas, onde 16 cidades têm problemas por causa dos temporais. No Estado, são 11 feridos, 9 mortos, 763 desabrigados e 3.422 desalojados.

Um município paulista -- Mauá, onde duas pessoas morreram ontem -- está em situação de alerta; e 38 em atenção, além de um (Pracinha) em situação de emergência.

O Rio de Janeiro ainda não divulgou o boletim desta quinta-feira, mas, até ontem, havia dez municípios afetados. O Espírito Santo também não tem informações atualizadas do dia de hoje -- até quarta, eram 32 os municípios capixabas afetados pelos temporais.