Topo

SP: PF apreende R$ 50 mil em esmeraldas em operação contra crimes financeiros

Do UOL Notícias

Em São Paulo

19/01/2011 15h04

A Operação Grammata da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (19) cumpriu dez mandados de busca e apreensão no Estado de São Paulo e um em Goiânia (GO), e ainda apreendeu cerca de R$ 50 mil em esmeraldas. Não houve prisão em flagrante.

A operação investiga, desde 2010, crimes contra o sistema financeiro nacional, falsidade documental, estelionato e lavagem de dinheiro no Estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Ainda pela manhã, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão em uma residência no bairro Santa Maria e o outro em um escritório no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte (MG). Foram apreendidos diversos títulos públicos, notas promissórias e outros documentos financeiros e contábeis.

Todo o material apreendido nas buscas será encaminhado à coordenação da operação, em Brasília.

De acordo com a investigação, os criminosos captavam recursos de terceiros para usar em transações de compra e venda de títulos da dívida pública, principalmente em letras do Tesouro Nacional da década de 1970, em sua maioria falsificadas. Alguns desses títulos, segundo a PF, eram utilizados para inflar o patrimônio de empresas.

Os captadores prometiam reembolsos variáveis de 10 a 20 vezes o valor investido e, até o momento do resgate integral, antecipavam quantias, girando com os recursos. Entre os envolvidos, a PF identificou uma mulher que se fazia passar por uma ministra de Tribunal Superior para obter diversas vantagens econômicas.