Sobe para 103 o número de cidades em situação de emergência em MG em razão das chuvas
O número de cidades em situação de emergência em razão das chuvas em Minas Gerais passou para 103 nesta quinta-feira (27). No total, 151 municípios relataram problemas em decorrência do mau tempo.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a cidade de Carmo de Minas (região sul e a 383 km de Belo Horizonte) é a 103º localidade a estabelecer a condição por causa de deslizamentos provocados pelas chuvas.
Mais de cem municípios mineiros estão em situação de emergência
Nesta quinta-feira, dois caminhões do órgão, com 15 toneladas entre donativos feitos pela população e material de ajuda humanitária, seguem para cidades do sul do Estado, a região mais afetada pelos temporais, e também para o leste.
Serão atendidas as localidades do sul como Três Corações, Careaçú, Pouso Alegre, Ipuiuna, Baependi, Aiuruoca, Carvalhos e Alagoa. No leste, o material será entregue em Jampruca, Mantena, Goiabeira, Resplendor, Itueta, Itanhomi e Divinolândia de Minas, de acordo com informações do órgão.
Ainda serão levadas 1.500 caixas de água potável da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), sendo que cada caixa possui 70 copos de 200 ml, além de kits de higiene pessoal e 450 sacos de roupas. Cestas básicas também estão incluídas na carga.
A Defesa Civil informou que, até o momento, 39 decretos de situação de emergência estão em análise, 24 foram homologados pelo órgão e seis foram reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Ao todo, 34 decretos foram arquivados, ou seja, a situação foi contornada com ajuda humanitária cedida pela Defesa Civil estadual ou o próprio município conseguiu resolver o revés causado pela chuva.
Situação de emergência
O decreto de situação de emergência é o primeiro passo para que o local atingido possa receber recursos emergenciais para recuperação dos danos. Se homologado, a cidade precisa apresentar um plano de recuperação das áreas afetadas, que passam a ser analisadas pelos órgãos competentes estaduais.
Conforme boletim atualizado, 17 mortes foram registradas desde novembro do ano passado e 92 pessoas se feriram. Ao todo, 2.678 estão desabrigados e 17.748 pessoas estão desalojadas, ou seja, foram levadas para casa de parentes, amigos, ou ainda para abrigos públicos.
Segundo a Defesa Civil, 268 casas foram destruídas e 6.778 apresentaram danos. Até agora, 162 pontes foram destruídas e 489 tiveram danos na estrutura. Aproximadamente 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pelo mau tempo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.