Chega a 107 total de cidades em situação de emergência em MG por conta das chuvas
O número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência em razão das chuvas passou para 107 nesta sexta-feira (28), de um total de 153 municípios que confirmaram ter enfrentado adversidades por conta do mau tempo.
As quatro últimas cidades a figurar na lista são Cachoeira de Minas, Três Corações e Extrema, localizadas no sul do Estado, e o município de Capitão Andrade, situado na região do Rio Doce.
Veja aqui...
... a lista das cidades que decretaram situação de emergência no Estado de Minas Gerais devido às chuvas
O BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) anunciou linha de crédito para micro e pequenas empresas, além de cooperativas de produção e comercialização, que registraram perdas de maquinário ou produtos por conta de chuvas e inundações.
De acordo com a instituição, os juros cobrados dos empréstimos serão de 6% ao ano, com carência de seis meses para começar a pagar e prazo de até três anos para quitar o valor negociado. Os montantes a serem liberados vão variar de R$ 5.000 a R$ 100 mil, com valor limitado a 20% do faturamento da empresa. Os pedidos de financiamento deverão ser encaminhados ao banco até o dia 31 de maio deste ano e a data limite para a entrega da documentação será até o dia 30 de junho.
Serão atendidas as empresas situadas em municípios que tiveram o decreto de situação de emergência homologado pela Defesa Civil. Os interessados ainda precisam apresentar laudo ou parecer que comprove o prejuízo sofrido. O documento deverá ser emitido pela Defesa Civil municipal ou por outro órgão oficial que tenha a mesma prerrogativa no município, de acordo com informações do banco.
Segundo boletim atualizado da Defesa Civil Estadual, 24 decretos de situação de emergência foram homologados, seis foram reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e outros 34 arquivados.
Desde novembro do ano passado, 17 mortes foram registradas e 92 pessoas se feriram em decorrência das tempestades.
O boletim revela também que 3.725 pessoas estão desabrigadas e 29.102 desalojadas, ou seja, foram encaminhadas para casa de parentes, amigos, ou ainda levadas a abrigos públicos.
Até o momento, 275 casas foram destruídas e 6.881 apresentaram danos. Ao todo, 172 pontes desabaram e 516 estão com problemas na estrutura.
O informe traz ainda que mais de um milhão de pessoas foram afetadas de alguma forma nesse período chuvoso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.