Topo

Após polêmica sobre local, medalha "Chico Xavier" será entregue em Uberaba (MG)

Rayder Bragon<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Belo Horizonte

24/02/2011 16h07

Após polêmica sobre mudança de local, ficou definido que a cerimônia de entrega da medalha "Comenda da Paz Chico Xavier" será realizada em Uberaba, localizada no Triângulo Mineiro. A cidade de Pedro Leopoldo, situada na região metropolitana de BH, disputava sediar o evento. O município é terra natal do médium.

Criada pela lei estadual nº 13.394, de 1999, e regulamentada em 2001 pelo então governador Itamar Franco, a medalha é entregue anualmente em Uberaba, no dia 2 de março, data do aniversário da cidade onde o líder espírita, morto em 2002 aos 92 anos, passou parte da vida.

Neste ano, excepcionalmente, o comitê permanente que indica os nomes dos homenageados com a medalha havia definido que eles iriam receber a comenda em Pedro Leopoldo por conta de encerramento das comemorações do centenário de nascimento de Chico Xavier, celebrado ano passado.

A lei que instituiu a medalha prevê a cidade de Uberaba como palco da entrega da honraria, permitindo apenas a mudança da data da entrega por “motivo de força maior”.

De acordo com a assessoria da prefeitura de Uberaba, quando soube da possibilidade de mudança, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) enviou ofício, exigindo o cumprimento da lei que criou a comenda, ao presidente da Assembleia Legislativa de MG, Dinis Pinheiro (PSDB), e ao governador de Minas Gerais, o tucano Antonio Anastasia. Conforme a prefeitura, a intenção era a de entrar com mandado de segurança exigindo a realização do evento na cidade, caso a cerimônia fosse mantida em Pedro Leopoldo.

No entanto, depois da celeuma, a data para a entrega das medalhas ainda não foi definida. A reportagem do UOL Notícias tentou entrar em contato com o presidente do comitê, mas não obteve sucesso.

Conforme a lei, a Comenda da Paz Chico Xavier destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas com trabalhos voltados para a promoção da paz, seja por meio de atividade relacionada com o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas; contribuições literárias, artísticas e culturais. Ou com a promoção de campanhas pacifistas; manifestos a favor do desarmamento e da defesa do cidadão; trabalhos que combatam a fome e a miséria; a geração de emprego e renda; a educação. Ainda incluem-se no rol de homenageados as pessoas que fomentaram o fortalecimento da família; o desenvolvimento espiritual da humanidade e as ações para promoção da dignidade humana.

A reunião marcada para esta quinta-feira (24) foi cancelada em razão da decisão de ontem dos componentes do comitê.