Chuva deixa 30 mil pessoas isoladas no Amazonas; em três dias, chuva é metade da prevista para o mês
Cerca de 30 mil pessoas estão isoladas no Amazonas por conta da forte chuva registrada nos três primeiros dias deste mês. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o dia 1º e o dia 3 de março choveu metade do previsto para todo o mês nas áreas atingidas. O Inmet ainda não contabilizou as chuvas desta sexta-feira (4)
As maioria dos moradores que estão "ilhados" pelas chuvas vivem no município de Presidente Figueiredo (a 110 quilômetros de Manaus), que tinha previsão de 300 milímetros para o mês de março e, até ontem, já registrava 150 milímetros de pluviosidade. Em Manaus, são 4,5 mil moradores isolados -- a capital tinha previsão de 400 milímetros para este mês e já acumula 201 milímetros de chuva.
Na cidade de Presidente Figueiredo, a forte chuva de quinta-feira abriu um buraco de sete metros e meio de largura na BR-174 (que liga Manaus a Boa Vista), deixando os 24.614 moradores de cidade sem poder ter acesso à capital, principal ponto de abastecimento do município e local onde eles têm atendimento médico de média e alta complexidade. A estrada foi parcialmente liberada nesta sexta-feira (4).
A dona de casa Maria das Graças Fizilizola, 41 anos, tem uma filha de 21 anos trabalhando na cidade e desde ontem à noite ela tenta ir a Manaus para buscar atendimento médico para uma suspeita de dengue. “Meu medo é que a doença se agrave e sabemos que em Manaus as condições são melhores que no interior”, disse.
O caminhoneiro José de Alencar Marinho, 41 anos, contratado para entregar feijão, arroz e farinha para o principal mercado de Presidente Figueiredo, disse que os produtos podem começar a faltar no município. “Fiquei sabendo pelo administrador de supermercado que os produtos acabaram no local e nos mercadinhos. Daqui a pouco os moradores vão ficar desabastecidos”, disse
Hoje, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) informou a estrada só ficará recuperada na manhã de domingo e somente à tarde ela será aberta ao tráfego de carros.
As autoridades ainda não registraram desabrigados nem feridos por conta do mau tempo.
Capital
Em Manaus (AM), o número de pessoas que firam isoladas pela chuva chegou a 4,5 mil pessoas nesta sexta-feira. São moradores de comunidades das zonas norte e leste, que vivem próximos a igarapés e estão saindo de casa através de canoas.
Na Comunidade Nova Vitória, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da cidade, mais de 2,5 mil pessoas que vivem no local estão sem poder sair de casa. A mesma situação estão os moradores do bairro João Paulo, na zona Leste da capital, que tem aproximadamente 2 mil pessoas sem poder sair de casa.
A universitária Ana Maria Gonçalves, 22 anos, afirmou que uma grande quantidade de lixo invadiu o igarapé e contribuiu para a cheia. O local está intransitável para carros, mas a prefeitura já trabalha na remoção de lixo no local.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.