Topo

Minas Gerais tem 131 cidades em emergência por chuvas; criança desaparece em Governador Valadares

Especial para o UOL Notícias

Em Belo Horizonte

14/03/2011 16h49

Com Timóteo e Pratápolis, subiu para 131 o número de municípios que decretaram situação de emergência em função das chuvas que atingem Minas Gerais há mais de 10 dias. Em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o Corpo de Bombeiros retomou as buscas por um garoto de 11 anos que desapareceu depois de um temporal na noite da última sexta-feira (11). Israel Nogueira da Silva brincava com amigos quando foi arrastado pela enxurrada.

Em Timóteo, na Região do Vale do Rio Doce, a 196 quilômetros de Belo Horizonte, a prefeitura decretou emergência depois que a chuva incessante aumentou o risco de desmoronamento em bairros da região mais pobre.

Nos bairros Nova Esperança, Ana Rita, Ana Moura, Cachoeiro do Vale e Bela Vista, pelo menos 24 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas e levadas para abrigos municipais  porque estavam localizadas embaixo de barrancos ou próximas a encostas com riscos de desabar.

No Bairro Macuco, uma casa localizada ao lado de um barranco desmoronou depois que a terra cedeu e caiu em cima da residência. Não havia ninguém dentro no momento do deslizamento. O morador foi encaminhado para a casa de parentes.

Em Pratápolis, no sul de Minas, a 386 quilômetros da capital mineira, fazendas ficaram isoladas porque o volume de águas dos córregos que atravessam a região encobriu pontes das estradas vicinais que ligam a zona rural à cidade. Além disso, a chuva danificou estradas, impedindo que a produção de milho, café e leite seja escoada. O transporte escolar que atende as comunidades rurais foi suspenso porque os ônibus não conseguem passar pelas estradas cheias de lama.

A área urbana também sofreu prejuízos porque as águas Rio Palmeiras e o córrego do Prata,  que cortam a cidade, subiram e atingiram casas vizinhas. No Bairro Palmeiras, famílias que moravam ao lado do rio tiveram que ser retiradas de casa.

Belo Horizonte

Nesta madrugada,  um temporal atingiu a região metropolitana de Belo Horizonte, provocando o deslizamento de um barrancos na Região Nordeste da capital. No Bairro Belmonte, a terra chegou a cair em cima de uma casa. O local precisou ser isolado. Segundo a Defesa Civil, pelos menos 12 deslizamentos de terra foram registrados na capital na madrugada desta segunda em Belo Horizonte.

Segundo a meteorologia, há previsão de muita chuva  ainda para esta segunda-feira nas regiões Noroeste,  Norte e Leste.  Nas outras regiões, também podem  ocorrer pancadas no final da tarde.