Topo

Turista francês é assassinado em bar na Bahia

Especial para o UOL Notícias <br>Em Salvador

21/03/2011 11h15

O turista francês Sylvain Michel Maurice Mathey, 39, foi assassinado no final da tarde deste domingo (20), em um bar na Federação (bairro central de Salvador). Mathey estava na capital baiana havia menos de dois dias.

De acordo com as primeiras investigações, o francês teria sido morto “por engano” porque os criminosos invadiram o bar para assassinar Jorge Luiz Nunes Bittencourt, 50, que estava jogando dominó no estabelecimento. Bittencourt também foi atingido pelos tiros e morreu ao dar entrada no HGE (Hospital Geral do Estado).

Duas pessoas que estavam com o francês no bar, e que tiveram os seus nomes preservados para não atrapalhar as investigações, contaram à polícia que Mathey veio ao Brasil para conhecer a sua namorada, a quem ele havia conhecido inicialmente pela internet.

Uma das testemunhas contou que a namorada do francês tinha deixado o bar momentos antes do crime cometido por dois homens. No depoimento informal aos agentes que foram investigar o assassinato, a testemunha contou que a mulher tinha deixado o estabelecimento para buscar três DVDs.  Segundo a Central de Polícia, entre a noite de sexta-feira e a manhã desta segunda-feira (21), Salvador e região metropolitana registraram 29 assassinatos. Do total, 17 crimes ocorreram somente no domingo.

Além da morte do francês, a polícia registrou outro crime com grande repercussão: três pessoas de uma mesma família (Marcele Faria dos Santos, 25, Edvaldino dos Santos Queiróz, 22, e Tiago Faria dos Santos, 27) foram assassinadas dentro de casa por homens encapuzados.