Polícia Militar de São Paulo passa a registrar BOs; entenda a medida
As unidades da Polícia Militar de São Paulo também registrarão boletins de ocorrência (BO), o que até então só podia ser feito nas delegacias da Polícia Civil e pela internet. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (23) que em até cinco meses todas as unidades da PM no Estado farão o registro.
O anúncio foi feito após o governo ter avaliado positivamente a experiência piloto da 4ª Cia do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Ermelino Matarazzo (zona leste da capital), que há mais de um mês vem realizando o registro dos boletins. A partir de hoje, outras unidades da PM do bairro farão o serviço. Até 5 de abril, todas as unidades da zona leste também registrarão BOs, segundo o anúncio do governo.
Clique aqui para ver a unidade da PM mais perto do local da ocorrência ou de sua casa.
De acordo com o cronograma do governo, até o começo de maio, todas as unidades da PM na capital deverão estar aptas a registrar os boletins de ocorrência. Até junho, o serviço chega aos municípios da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista, Campinas e Piracicaba. Em julho, chega a Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba (veja no final do texto o cronograma).
Finalmente, em agosto, os policiais militares de Presidente Prudente, Andradina e Araçatuba passam a registrar ocorrências criminais, segundo governo. E, até setembro, as Bases Comunitárias Móveis (BCMs) da PM também registrarão BOs. O governo planeja ainda que, até o final do ano, os veículos da polícia que estiverem em locais distantes das bases também poderão registrar ocorrências.
Contudo, nas unidades da PM só poderão ser registrados os boletins de ocorrência que já podem ser feitos também via web, que são os relativos a: furto de veículo; furto ou perda de documentos, celular e placa de veículo; e desaparecimento e encontro de pessoas desaparecidas (clique aqui para acessar a Delegacia Virtual). Os outros tipos de BOs deverão ser feitos nas delegacias de Polícia Civil.
O governo diz que a medida busca ampliar o acesso da população carente aos serviços prestados pela Delegacia Eletrônica --página da internet onde os BOs são feitos-- e descongestionar as delegacias. Policiais civis passarão a se concentrar em casos mais graves e nas investigações criminais. O governo afirma ainda que a medida colabora para reduzir a subnotificação criminal.
Cronograma
Unidades que já registram B.O.:
Todas do distrito de Ermelino Matarazzo, na capital
Unidades que passarão a registrar B.O. até 5 de abril:
Todas da zona leste
Unidades que passarão a registrar B.O. entre 5 de abril e o início de maio
Todas da capital
Unidades que passarão a registrar B.O. entre o início de maio e junho
Todas da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista, Campinas e Piracicaba
Unidades que passarão a registrar B.O. a partir de julho
Todas das regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba
Unidades que passarão a registrar B.O. a partir de agosto
Todas das regiões de Presidente Prudente, Andradina e Araçatuba
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.