Megaoperação policial termina com morte de líder do tráfico em bairro violento de Salvador
Luis Fernando Anunciação da Cruz, apelidado de "Camisinha" e considerado pela polícia baiana como responsável pelo comando de cerca de 60% dos pontos de tráfico de drogas na região do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, foi morto durante uma operação que começou no início da madrugada de hoje (25) no local e envolveu cerca de 900 agentes das polícias Militar e Civil da Bahia.
O traficante chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Geral do Estado, segundo a polícia. Outros dois homens ainda não identificados e apontados pela polícia como integrantes da quadrilha de Camisinha também foram mortos durante a ação. O bairro do Nordeste de Amaralina tem cerca de 100 mil moradores e é conhecido pela intensa atuação do tráfico de drogas.
Ainda de acordo com a polícia, a operação continuará nos próximos dias no local e será a primeira ação para a instalação da Base Comunitária de Segurança, versão baiana da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) carioca. A polícia militar informou que o bairro será o segundo a receber o projeto que pretende aumentar a presença do Estado na comunidade. O bairro do Calabar será o primeiro.
A operação realizada na madrugada de hoje teve por objetivo cumprir 30 mandados de prisão e apreender drogas, armas e veículos, utilizados na logística da quadrilha. A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que “os presos e o material apreendidos serão encaminhados para o Departamento de Narcóticos, localizado no Complexo Policial dos Barris”.
A operação se estendeu ainda para os bairros circunvizinhos ao Nordeste de Amaralina: Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Chapada do Rio Vermelho. “Além das incursões, foram montados bloqueios, onde estão sendo realizadas abordagens a veículos (automóveis e motocicletas) e a transeuntes”, informou, através de nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado.
Ficha criminal
Filho de um sargento da PM, o traficante Camisinha já havia sido preso por prática de roubo e autuado pela 7ª Delegacia de Polícia, no Rio Vermelho. Segundo a polícia, ele comandava a maior parte das “bocas de fumo” do Nordeste de Amaralina nas localidades de Vila Verde, Boqueirão, Areal, e Vale das Pedrinhas.
Camisinha herdou a administração da "boca" de Josevandro Bandeira, o 'Val Bandeira', que está preso em Catanduvas, no Paraná. Além do envolvimento no tráfico de drogas e em vários assaltos, Camisinha era autor de diversos homicídios, incluindo uma chacina ocorrida em outubro do ano passado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.