Topo

Chuva e granizo levam cidades do Rio Grande do Sul a pedir ação da Defesa Civil

Lucas Azevedo

Especial para o UOL Notícias<br>Em Porto Alegre

26/03/2011 18h36

A chuva forte que cai desde o início de sexta-feira no Rio Grande do Sul tem causado alagamentos e destruição em várias cidades. Até agora, cerca de 20 municípios já registraram precipitações acima do esperado.

Na tarde deste sábado, a Defesa Civil do Estado recebeu três Notificações Preliminares de Desastre (Nopred), todas no norte do Estado..

Em Paim Filho, 2.455 pessoas foram afetadas e cem residências danificadas por granizo enxurrada. No município de Maximiliano de Almeida, 28 casas sofreram danos por causa do vento, que superou os 100 km/h. Cento e vinte pessoas foram afetadas, e quatro, que estavam em uma área de risco, foram encaminhadas a um abrigo municipal. A zona rural foi a que mais sofreu com o vento.

Já em Não-Me-Toque, o excesso de chuva causou prejuízo em dez residências e atingiu 3.750 pessoas. Segundo levantamento da Defesa Civil, a precipitação chegou a 150 milímetros.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Rio dos Sinos está acima do nível, causando alagamentos na divisa entre as cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, conforme comunicado de moradores da região ara a Defesa Civil.

A previsão é de mais chuva para este domingo e segunda-feira, com a chegada de uma nova massa de ar frio vinda do Sul, gerando mais instabilidade. A meteorologia adverte para volumes de 100 milímetros a 200 milímetros em 24 horas em áreas isoladas.