Chuva faz duas cidades do norte gaúcho decretarem situação de emergência
Dois municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa da chuva forte que atinge o norte do Estado desde a terça-feira (21). Outras seis cidades da região já enviaram notificações preliminares de desastre à Defesa Civil do Estado, mas ainda não oficializaram a situação.
Em Pinheirinho do Vale (465 km de Porto Alegre), onde chove torrencialmente desde a última terça-feira, cerca de 400 km de rodovias estão seriamente prejudicados. Em 36 horas, a precipitação foi de 240 milímetros --muito acima da média mensal nesta época, que é de 150 milímetros.
A cidade é cercada por três rios –Uruguai, Guarita e Pardo– que estão acima dos seus níveis. Na madrugada de ontem, por exemplo, o rio Uruguai estava 8,7 metros acima do normal.
Nenhuma casa foi destruída e não há pessoas desalojadas, entretanto, o escoamento da produção, a pastagem para o gado leiteiro e a lavoura de citricultura foram afetados pelo excesso de água. “São seis pontes destruídas, além de inúmeros bueiros danificados”, contabiliza a coordenadora da Defesa Civil municipal, Marlene Célia Kirst.
Outra cidade em situação de emergência é Barra do Guarita (491 km de Porto Alegre). Os danos ao município ainda estão sendo contabilizados.
No início da tarde desta sexta-feira (24), a Defesa Civil estadual comunicou que em Palmitinho (442 km de Porto Alegre), também na região norte, as enxurradas afetaram 3.900 pessoas. Os danos se concentram em estradas e plantações.
O mesmo ocorreu na cidade de Alpestre (417 km da capital), onde as chuvas danificaram 100 casas e afetaram 8.800 pessoas –dez tiveram que ser deslocadas. As enchentes também prejudicaram o abastecimento de água e o sistema de transporte dos municípios.
A previsão é de mais chuva na região.
Granizo deixa outra cidade em emergência
A prefeitura de Mostardas (188 km de Porto Alegre) decretou esta semana situação de emergência após destruição nas áreas urbana e rural causada por uma forte chuva de granizo que caiu sobre a cidade no último domingo.
Duas mil pessoas foram prejudicadas e 502 casas, atingidas. Trinta moradores foram desabrigados e 300 foram desalojados após o temporal, que durou apenas cerca de cinco minutos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.