Topo

Terceiro prédio desaba parcialmente em Barra Mansa (RJ); oito imóveis são interditados

Os prédios fazem parte de um empreendimento que conta com mais um edifício --todo o complexo residencial foi condenado pela Defesa Civil em Barra Mansa - Paulo Dimas/Futura Press
Os prédios fazem parte de um empreendimento que conta com mais um edifício --todo o complexo residencial foi condenado pela Defesa Civil em Barra Mansa Imagem: Paulo Dimas/Futura Press

Hanrrikson de Andrade<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>No Rio de Janeiro

26/07/2011 19h14

A Prefeitura de Barra Mansa, na região sul do Rio de Janeiro, informou que mais um prédio desabou parcialmente na tarde desta terça-feira (26) na rua Orlando Brandão, no bairro Ano Bom. Mais cedo, a Guarda Municipal do município confirmou a queda de partes de outros dois edifícios situados no mesmo local.

Os prédios fazem parte de um empreendimento que conta com mais um edifício --todo o complexo residencial foi condenado pela Defesa Civil, e há risco de novos desabamentos. No total, oito imóveis foram interditados por tempo indeterminado, dos quais quatro residenciais e quatro utilizados para atividade comercial.

Segundo informações do governo local, o incidente pode ter ocorrido em razão da instabilidade do solo. Cerca de 20 famílias foram retiradas dos imóveis na semana passada, quando a Defesa Civil do município identificou a possibilidade de desabamento.

De acordo com informações veiculadas pela imprensa de Barra Mansa, a Defesa Civil interditou o trânsito na rua Orlando Brandão por volta de 10h. Algumas horas depois, dois prédios ruíram parcialmente. Em seguida, partes de um terceiro edifício foram ao chão. Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros.

Geólogos do Departamento de Recursos Minerais, órgão vinculado ao governo do Estado, preparam um laudo técnico que indicará quais ações devem ser tomadas em caráter preventivo.

Segundo a prefeitura, os escombros só serão retirados depois deste parecer. Enquanto isso, toda a área permanecerá isolada e monitorada, de acordo com nota divulgada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.