Chuvas inundam cidades e isolam moradores do Vale do Ribeira (SP)
A região do Vale do Ribeira, no litoral sul de São Paulo, sofre as consequências de mais de 70 horas seguidas de chuva. Eldorado (243 km de São Paulo) é uma das cidades mais atingidas e está sem energia elétrica.
A cidade já contabiliza cerca de quatro mil pessoas desabrigadas e desalojadas que foram removidas para abrigos da prefeitura. O nível do rio Ribeira, que atravessa o município, estava em 12,3 metros na manhã desta terça-feira (02), quando o normal é cinco metros.
Segundo informações da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, outras cidades, como Ribeira, Itapirapuã Paulista e Barra do Turvo também enfrentam problemas por causa das chuvas. Em Ribeira (356 km de São Paulo), 65 casas foram atingidas, e 200 pessoas estão abrigadas no ginásio municipal.
O coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil da cidade, Carlos Alberto Lambert, disse ao UOL Notícias que a situação ainda é crítica, mas já é melhor do que se encontrava pela manhã.
“O rio está baixando lentamente, e as famílias já começam a retornar às suas casas. Somente a zona rural está isolada, pois ainda está alagada”, disse Lambert. Em função dos problemas ocorridos, o município teve o abastecimento de água interrompido. As aulas estão suspensas e devem ser retomadas na próxima semana.
Já em Itapuarã Paulista (379 km de São Paulo), uma família de seis pessoas foi removida para casa de parentes por causa de um deslizamento de uma encosta, próximo ao local em que moravam. Uma das pontes de acesso a cidade e que faz a divisa com o município de Cerro Azul, já no Paraná, cedeu e foi carregada pelo rio.
Em Barra do Turvo (322 km de São Paulo), cinco casas ribeirinhas foram atingidas, e as famílias, removidas para as casas de parentes, vizinhos e para o Fundo Social. A cidade tem, até o momento, 20 pessoas desabrigadas e oito desalojadas.
Iporanga (303 km), Sete Barras (203 km) e Registro (188 km de São Paulo) também foram atingidas, mas com menos intensidade. Até o momento não há informação de mortos ou feridos em nenhum dos locais que sofrem com as enchentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.