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Com problemas na linha 9-Esmeralda, trens da CPTM circulam com velocidade reduzida

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

23/08/2011 09h46Atualizada em 23/08/2011 10h11

Usuários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) enfrentaram problemas de lentidão e superlotação nas estações, na manhã desta terça-feira (23), com reflexo também em estações da linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. 

O problema ocorreu devido a falhas técnicas na linha 9-Esmeralda, que, com 31,8 km de extensão, faz o trecho Osasco-Grajaú e tem integração com o metrô na estação Pinheiros (zona oeste). Em estações como Paulista e Faria Lima, por exemplo, o fluxo de passageiros era bem maior que o registrado no mesmo horário, e os anúncios em alto falantes alertavam para ao lentidão na CPTM.

Em nota, a assessoria de imprensa da CPTM informou que o problema ocorreu devido a um defeito no sistema de sinalização na linha 9, mas foi resolvido às 12h37.

Bilhete Único

Também hoje, no metrô, começa a vigorar a ampliação do atual sistema de recarga do Bilhete Único. Com isso, o número de pontos assistidos de carga e recarga do Bilhete Único passará de 70 para 80 nas 62 estações do sistema metroviário. As máquinas de atendimento automático passarão de 23 para 182, e a quantidade dos equipamentos de recarga automática de Vale-Transporte e consulta de saldos de 254 para 353.

De acordo com o Metrô-SP, com a mudança, o número de empresas responsáveis por esses serviços passa de um para quatro. Com isso, informa a empresa, a expectativa é de redução nas filas para carga e recarga dos cartões de Bilhete Único.

As mudanças ocorrem dias depois de o Metrô ter anunciado que o número de usuários em seu sistema já atinge os quatro milhões.