Topo

Polícia encontra no Maranhão equipamento de 25 toneladas roubado do Galeão, no Rio

Carlos Madeiro<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em João Pessoa

25/08/2011 11h09

Uma ação conjunta das polícias do Maranhão e do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (24), localizou no aeroporto Cunha Machado, em São Luís, um equipamento utilizado para carregar e descarregar contêineres que foi roubado da pista do aeroporto Internacional do Galeão, no início de junho.

Avaliado em mais de R$ 1 milhão, a máquina “loader” --equipamento de logística aeroportuária-- pertence à empresa Sata, pesa mais de 25 toneladas e tem oito metros de cumprimento.

Em São Luís, a máquina estava sendo usada pela empresa GHS, que presta serviço ao aeroporto maranhense. Os donos da empresa devem ser indiciados pela polícia do Rio de Janeiro por roubo.

A máquina, que era branca, havia sido pintada de vermelho para tentar burlar a fiscalização das autoridades e ser usada livremente no aeroporto de São Luís. Porém, pouco após a chegada, o equipamento teve problemas de documentação com a Infraero, o que acabou despertando suspeitas.

Informada à polícia, a máquina passou por uma vistoria minuciosa nesta quarta-feira, que comprovou se tratar do “loader” roubado no Galeão. O equipamento será levado ao Rio nos próximos dias para ser devolvido aos donos. A Infraero não autorizou os jornalistas a fazerem imagens do equipamento.

Segundo o delegado Gilson Perdigão, da delegacia do aeroporto do Rio de Janeiro, o equipamento desapareceu do aeroporto do Galeão no início de junho, quando todos os demais aeroportos do país foram avisados do furto.

“Estávamos monitorando todos os aeroportos do país que poderiam operar com esse tipo de máquina. Esse equipamento foi trazido para São Luís do Maranhão de carreta, não de avião”, informou Perdigão, em entrevista coletiva em São Luís nesta quarta-feira, quando o delegado comprovou a autenticidade do equipamento.