Topo

No Rio, 24 bueiros com 100% de chance de explosão foram identificados em agosto

Hanrrikson de Andrade<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>No Rio de Janeiro

31/08/2011 15h41

A equipe de monitoramento da rede subterrânea do Rio de Janeiro identificou em agosto 24 bueiros com 100% de chance de explosão localizados em ruas do Centro, Tijuca, Copacabana, Ipanema e Leblon.

A equipe de fiscalização, composta por técnicos da Concremat e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), entre outros órgãos, vistoriou 2.042 bueiros em agosto.

Nos últimos dois meses, pelo menos dez explosões de bueiros foram registradas na cidade. A probabilidade de explosão é calculada caso alguma centelha seja acesa nas proximidades dos bueiros.

De acordo com a prefeitura, em todos os casos os fiscais responsáveis agiram de acordo com os protocolos emergenciais estabelecidos no acordo entre o governo municipal e a Concremat - empresa terceirizada que responde pelo processo de monitoramento. Os locais foram isolados e sinalizados, e técnicos já providenciam os reparos necessários.

Durante o monitoramento desta quarta-feira (31), mais sete bueiros com alto risco de explosão foram localizados na Tijuca, zona norte da cidade. Todas as galerias estão situadas na rua Conde de Bonfim, de acordo com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.

No decorrer da vistoria realizada entre 12 e 26 de agosto, outros nove bueiros do centro e da zona sul também apontaram necessidade de reparos emergenciais, já que apresentavam grande quantidade de gás. No início da semana, mais oito foram encontrados em duas ruas do centro da cidade.

Nova explosão

Na manhã desta quarta-feira (31), mais um bueiro explodiu no centro do Rio, na altura do número 163 da rua Senhor dos Passos, zona de comércio popular da capital fluminense.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ), uma pequena explosão chegou a levantar a tampa do bueiro. Apesar do susto e da grande movimentação de pedestres no local, ninguém se feriu.

Na tarde de segunda-feira (29), outro bueiro estourou na avenida Almirante Barroso com 13 de Maio, centro do Rio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o bueiro começou a soltar fumaça por volta das 18h20. Ninguém ficou ferido.