Topo

Em Uberaba (MG), jabuti queimada em incêndio recebe novo casco de resina após acidente

Renata Tavares<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Uberlândia (MG)

02/09/2011 16h06

Uma história trágica com final feliz. Jabite, uma jabuti fêmea de oito anos de idade, recebeu um novo casco de resina ortodôntica após ter 90% da cobertura original queimada em um incêndio.

O acidente aconteceu em julho do ano passado, em  Uberaba (485 km de Belo Horizonte). Ela teve o casco e as patas totalmente danificados. “A cabeça foi a única parte que não queimou. As queimaduras foram muito semelhantes às de terceiro grau em humanos”, disse o médico veterinário Cláudio Yudi.

Todo o tratamento foi feito pelo Hospital Veterinário de Uberaba. Yudi conta que ela estava embaixo de algumas folhas de árvore quando uma pessoa colocou fogo sem perceber que ela estava lá. “Quando a vi no hospital veterinário pensei que não ia sobreviver. Estava muito machucada”, afirmou.

A jabuti fêmea teve as patas parcialmente amputadas e precisou andar com auxílio de rodinhas. “Eu cortei um carrinho de brinquedo e coloquei para que ela não se machucasse ainda mais ao caminhar.”

O médico conta que essa é a primeira vez que utiliza a resina para cobrir todo o osso da carapaça. “Sempre usamos quando há pequenos acidentes, como mordida de cão e atropelamentos”, disse.

O caminho para que Jabite se recuperasse foi longo. Segundo Yudi, ela precisou ficar internada durante um mês e depois apresentou infecções secundárias, que foram controladas com antibióticos, aplicados durante um mês.

Jabite voltou para casa e não precisa mais das rodinhas para caminhar, mas volta ao hospital uma vez ao mês para fazer a manutenção no casco. “Para nós foi uma vitória muito grande. Vê-la como eu a vi, e agora, saudável é gratificante”, afirmou o médico.