Topo

Avião bimotor cai em plantação de soja e deixa dois mortos no Pará

Martha Costa<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Santarém (PA)

29/09/2011 18h12

Um avião bimotor, prefixo PT-AVK, caiu no início da tarde desta quinta-feira (29) em Santarém (1.384 km de Belém), oeste do Pará. Duas pessoas morreram – o piloto, Raimundo Araújo, e o mecânico identificado apenas como Rosivaldo. O acidente, ainda sem causa confirmada, aconteceu por volta das 14h, porém, devido ao local ser de difícil acesso, as equipes de socorro só foram acionadas uma hora depois.

A comunidade onde a aeronave de pequeno porte caiu fica a 19 quilômetros de distância de Santarém, e a falta de telefonia do local foi um dos fatores que contribuíram para a demora nas transmissões de informações.

O bimotor caiu nas proximidades de uma comunidade conhecida por Lavras, em uma plantação de soja. “Fomos acionados às 15h e chegando ao local constatamos uma aeronave de porte pequeno, que possivelmente teve um impacto grande, e verificamos a existência de dois corpos, um abaixo da aeronave e outro a sete metros de distância”, disse o subtenente do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Wanderley Santos.

Esse é o segundo acidente com aeronaves de pequeno porte ocorrido na região neste ano. O primeiro aconteceu no inicio de julho e deixou quatro vítimas fatais. A aeronáutica já foi comunicada do acidente, e peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) estão no local para fazer a remoção dos corpos.