Topo

Falhas simultâneas na CPTM e no Metrô, em São Paulo, provocam tumulto

Do UOL Notícias

Em São Paulo

07/10/2011 19h37Atualizada em 07/10/2011 21h11

Duas falhas simultâneas na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e no Metrô de São Paulo provocaram tumulto e superlotaram estações da linha 12-safira da CPTM e da linha 3-vermelha do Metrô no início da noite desta sexta-feira (7).

Na linha 12-safira da CPTM, o defeito ocorreu por volta de 17h50, quando o trem estava entre as estações Brás e Tatuapé. Como o trem demorou a funcionar, muitos passageiros se irritaram e decidiram caminhar ao longo da via férrea até a estação Tatuapé.

A CPTM diz que paralisou a circulação de trens em toda a linha para evitar um possível acidente. Por volta de 19h, uma hora depois, a linha voltou a operar, embora com lentidão. Em razão do problema, a integração da CPTM com a linha 3 do Metrô, via estação Tatuapé, foi liberada aos passageiros.

No Metrô, o problema ocorreu na estação Barra Funda, também da linha 3-vermelha. Uma falha no "equipamento de via", que fica no trilho, provocou lentidão na circulação das composições. Como já havia o problema na linha 12 da CPTM, que é integrada à linha 3, a situação se agravou. Os trens e estações ficaram superlotados, o que causou a redução na velocidade de circulação dos trens.

A linha 3-vermelha é a que concentra o maior número de passageiros e já costuma lotar nos horários de pico.

Por volta de 19h30, as estações da linha 3 estavas lotadas. No Anhangabaú, as filas chegavam até a rua. Segundo a assessoria do Metrô, as falhas no equipamento de via foram corrigidas por volta de 19h30.

Pelo Twitter, usuários afirmam que o Metrô está demorando mais de 15 minutos para passar por duas estações. Alguns internautas reclamaram da superlotação do Metrô.

Outra falha na linha 9-esmeralda

Uma terceira falha ocorreu na linha 9-esmeralda da CPTM. Às 17h, um trem teve um defeito quando estava na estação Berrini, na zona sul, e ficou parado por 12 minutos.

Por conta da falha, alguns usuários reclamaram da demora na integração da linha -9 com a linha 5-lilás do Metrô, na estação Santo Amaro.

Panes na linha 4 do Metrô

Nesta semana, duas panes atingiram a linha 4-amarela do Metrô de São Paulo. Na quarta, uma composição sofreu uma pane na estação Paulista, sentido Luz, e provocou atrasos na circulação dos trens entre 16h25 e 17h09, segundo a Via Quatro, concessionária que administra a linha.

O sistema que reconhece o fechamento das portas falhou e não autorizou a circulação do trem que estava na plataforma da estação Paulista. Os passageiros tiveram que sair das composições, que foram retiradas manualmente. A falha provocou lentidão na circulação dos trens.

Na manhã de segunda-feira, uma outra pane deixou as estações da linha 4 fechadas por quase quatro horas.