Topo

Chuvas e ventos provocam enxurrada e deslizamentos na Bahia

Luiz Francisco<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>m Salvador

26/10/2011 13h00

A forte chuva que voltou a atingir cidades baianas nesta quarta-feira (26) causou prejuízos aos moradores. No interior do Estado, uma dona de casa que mora na zona rural da cidade de Buerarema foi arrastada pela enxurrada que se formou, mas conseguiu se salvar.

Em Camacan, a chuva provocou o desabamento de uma encosta e deixou cerca de 50 pessoas desalojadas. Em Uma, o nível do rio Aliança subiu cerca de três metros e alagou algumas ruas e avenidas do município.

Na capital baiana, os transtornos começaram por volta das 7h30, quando a chuva, que começou durante a madrugada, aumentou de intensidade e foi acompanhada de rajadas de vento. Com semáforos quebrados nas principais ruas e avenidas de Salvador, o trânsito ficou engarrafado.

“Não dá mais para dirigir em Salvador por causa dos enormes buracos nas pistas”, disse a dentista Roberta Menezes, 36. “Perdi dois pneus do meu carro porque caí em um buraco enorme”, disse a professora Fernanda Rodrigues de Carvalho, 26.

Entre 0h e 12h desta quarta-feira, a Defesa Civil havia registrado 14 solicitações de emergência na capital, entre as quais seis ameaçadas de desabamento de imóveis, três deslizamentos de terra e uma queda de muro.

Na orla, a força da maré destruiu parte de uma calçada. Para evitar eventuais acidentes, os pescadores suspenderam as suas atividades pela manhã. “As ondas estão muito fortes e altas. É melhor esperar um pouco mais para trabalhar com segurança e tranquilidade”, afirmou o pescador Pedro Caldas Fernandes, 26.