Topo

Suspeita de bomba faz TAM cancelar voo de Curitiba a São Paulo

Rafael Moro Martins

Especial para o UOL Notícias<br>Em Curitiba

14/11/2011 17h04

Um voo da TAM que saía de Curitiba com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi cancelado no início da tarde desta segunda-feira (14) após a tripulação ser informada de que havia uma suspeita de bomba a bordo.

Um agente da Polícia Federal confirmou ao UOL Notícias que a TAM informou sobre uma suposta ameaça de bomba que teria sido comunicada por um passageiro.

À rádio CBN, policiais federais informaram que um passageiro teria recebido uma mensagem no celular, alertando sobre uma bomba. Cinco pessoas foram interrogadas, mas ninguém foi preso.

Em nota oficial, divulgada às 17h, a TAM confirmou que acionou a Polícia Federal para “identificar o proprietário de uma bagagem esquecida na sala de embarque do aeroporto da capital paranaense”.

A companhia também informa que “nada que apresentasse risco foi encontrado”, mas que “o voo foi cancelado e os passageiros estão sendo reacomodados nas próximas partidas”. O voo 3010 partiria às 14h01 com 174 passageiros a bordo.

A assessoria de imprensa da Infraero no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), confirma que “foram executados procedimentos de segurança conforme prevê a legislação, que a princípio não mostraram problemas, e que a TAM resolveu cancelar o voo 3010”. A reportagem ainda não conseguiu falar com a superintendência do aeroporto.

Por volta das 16h, os passageiros do voo aguardam, no saguão do Afonso Pena, para embarcarem em outros voos. Segundo eles disseram à rádio CBN, os comissários de bordo informaram que “toda a bagagem seria inspecionada em raios-x por causa de uma ameaça de bomba”.

Um repórter da rádio CBN Londrina, que estava a bordo, noticiou a ameaça de bomba. Segundo ele, comissários comentaram que uma mala suspeita, abandonada no saguão, teria sido embarcada no avião, e que por isso toda a bagagem teria de ser retirada e inspecionada em máquinas de raio-x.

Leia a nota da TAM sobre o incidente:

“A TAM informa que o voo JJ3010, de Curitiba para Congonhas/São Paulo, com partida às 14h01 desta segunda-feira (14), foi cancelado devido à necessidade de identificar o proprietário de uma bagagem esquecida na sala de embarque do aeroporto da capital paranaense. Para garantir a segurança de passageiros e tripulação, a Polícia Federal foi acionada e nada que apresentasse risco foi encontrado. Porém, para que a busca fosse feita adequadamente, o voo foi cancelado e os passageiros estão sendo reacomodados nas próximas partidas. A TAM lamenta os transtornos.

São Paulo, 14 de novembro de 2011

TAM Linhas Aéreas”