Topo

Com ameaça de greve, Beltrame afirma que autoridades estão prontas para aplicar "qualquer plano de contingência" no Rio

Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, diz que autoridades do Estado estão prontas para qualquer plano de contingência para enfrentar possível greve - Eduardo Anizelli/Folhapress
Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, diz que autoridades do Estado estão prontas para qualquer plano de contingência para enfrentar possível greve Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

07/02/2012 16h56

A poucos dias para o Carnaval no Rio de Janeiro e com a ameaça de greve de policiais militares, civis, bombeiros e agentes carcerários no Estado, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que as autoridades estão prontas para aplicar “qualquer plano de contingência”.

“A nossa preocupação é nos preparar para atender a população do Rio de Janeiro. Espero que não aconteça, mas se tivermos que buscar qualquer plano de contingência estamos prontos e com mais de uma opção. Espero que a sociedade não precise ver essas ações”, declarou Beltrame na tarde desta terça-feira (7), em coletiva de imprensa sobre a queda dos indicadores de criminalidade no Estado em 2011.

Sem comentar sobre o possível emprego de agentes da Força Nacional de Segurança, Beltrame fez questão de tranquilizar a população ao afirmar que as autoridades estão abertas ao diálogo com o movimento grevista e que estão preparados para uma possível paralisação marcada para esta próxima sexta-feira (10).

“Existe um protocolo de ações de uma possível paralisação e greve de alguma instituição. O compromisso da secretaria é o interesse público, a paz e a manutenção da ordem. Tem um protocolo para isso e vai ser feito e que a sociedade fique tranquila, nós temos mecanismos para prover o que é a nossa obrigação”, afirmou o o secretário de Segurança.

“Isso não é bom, o Rio de Janeiro não merece isso, a população não merece isso. A segurança pública goza de um conceito bem melhor junto a população e gostaríamos que isso [a greve] não acontecesse. A gente entende que é do processo democrático”, declarou.

Segundo Beltrame, as autoridades estão abertas para seguir o “caminho da ordem, da decência, do diálogo e do esclarecimento”. O secretário alegou ainda que adota a “postura” de receber as propostas do movimento sindical e “abrir as portas do governo”.

“A Polícia Civil, Polícia Militar e a secretaria se conversam muito e estamos com muita firmeza no sentido de prover a segurança pública. Minha mensagem é de que as duas instituições estão prontas para garantir a ordem e a paz na cidade”, ressaltou.