Topo

Pernambuco vai usar leitor biométrico para identificar acusados de crimes durante o Carnaval

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

13/02/2012 11h15

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) vai utilizar um sistema de identificação por meio de impressões digitais para monitorar os foliões que vão ao Carnaval 2012. Os cinco leitores biométricos móveis serão testados em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, todas na região metropolitana da capital, e devem ajudar na identificação de acusados de crimes e foragidos da Justiça.

Segundo a SDS-PE, os equipamentos foram cedidos pela Polícia Federal e serão utilizados pela primeira vez no Estado. Cada leitor biométrico traz dados de 90 mil pessoas que praticaram crimes nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia.

Três equipamentos serão usados durante o desfile do Galo da Madrugada, no centro do Recife, no próximo sábado (18), e os outros dois passarão o Carnaval nas cidades da região metropolitana de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, onde há tradição de festas carnavalescas.

Com os aparelhos, todos os suspeitos detidos durante o Carnaval passarão pelo teste em um dos locais onde o leitor estiver montado, sem a necessidade de ser levado a uma delegacia. Caso possua cadastro criminal em um dos Estados, o leitor informará automaticamente, e o acusado será levado para uma autoridade policial. A SDS-PE informou que o processo é rápido e sem margem de erro.

Segundo a SDS, Pernambuco deve digitalizar os 8 milhões de prontuários para agilizar o processo a consulta de dados. O Estado já aderiu à Ata de Registro de Preços, e o projeto deve custar aproximadamente 7 milhões.

“Os equipamentos mais modernos permitem a leitura de passaporte, cartão RIC (Registro de Identificação Civil), código de barras, já vêm com câmera fotográfica integrada e permitem a realização de um cadastro biométrico em tempo real no local onde a pessoa se encontra com armazenamento via on-line no banco de dados criminal de nosso sistema”, afirmou o diretor do Instituto de Identificação de Pernambuco, Jandir Carneiro Leão.