Topo

Falso médico pernambucano é preso pela terceira vez, no interior da Paraíba

Valéria Sinésio

Do UOL, em João Pessoa

06/03/2012 13h34

Foi preso na noite dessa segunda-feira (5), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o pernambucano Eric Gustavo Santana da Silva, 31 anos, acusado de atuar como falso médico em municípios do interior da Paraíba. Ele foi preso no momento em que passava no posto da Polícia Rodoviária Federal em Mamanguape (40 km de João Pessoa).

Essa foi a terceira prisão do acusado pelo crime de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina. Conforme informações repassadas pela polícia, Silva utilizava a documentação do médico Plácido Guimarães Salles, falecido em 2007, vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). Com isso, ele conseguida enganar as pessoas nas cidades de Sapé e Pilar. O falso médico se intitulava clínico geral.

Ainda de acordo com a polícia, Silva teria iniciado o curso de medicina, mas não o concluiu, o que o impede legalmente de exercer a profissão de médico. A prisão foi feita após denúncia anônima. O acusado foi levado para a Central de Polícia, em João Pessoa, onde permanece detido.

As duas primeiras prisões de Silva ocorreram em municípios do interior de Pernambuco. As investigações feitas pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) devem apontar como a documentação do falecido médico voltou duas vezes às mãos de Silva.