Topo

Africanos clandestinos são encontrados em convés de navio atracado na Bahia

Gabriel Carvalho

Do UOL, em Salvador

24/03/2012 14h47

Os tripulantes de um navio que saiu da Costa do Marfim com destino ao município de Ilhéus, no litoral sul da Bahia (462km de Salvador) encontraram dois passageiros clandestinos na tarde desta sexta-feira (23). Os dois homens, que podem ser naturais de Gana, estavam no convés da embarcação – que faz transporte de cacau e estava atracada na cidade baiana desde a última terça-feira (20).

A delegada federal Denise Cavalcanti afirmou que eles viajaram clandestinamente durante sete dias da África até a Bahia. Segundo ela, os homens não possuem autorização legal para permanecer no Brasil e devem ser deportados.

Cavalcanti informou ainda que os procedimentos formais para a deportação dos africanos já foram abertos na Vara Federal da Justiça, em Ilhéus. Até que o processo seja concluído, eles permanecerão no interior do navio sob custódia do comandante da embarcação.

“O processo é complexo, tem uma parte administrativa e outra jurídica. Eles ficarão aqui sob responsabilidade da companhia marítima, que deve fornecer a vigília, até que os procedimentos sejam resolvidos. Por enquanto, não há prazo", disse a delegada à TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo na Bahia.