Topo

Africano que tentou fugir é amarrado por tripulantes de navio ancorado na Bahia

Gabriel Carvalho

Do UOL, em Salvador

25/03/2012 14h44

Um dos africanos que viajaram clandestinamente por sete dias em um navio que chegou a Ilhéus (462 km de Salvador), na última terça-feira (20), tentou fugir da embarcação ontem, mas foi dominado e amarrado por homens que parecem ser funcionários do cargueiro –que veio da Costa do Marfim transportando uma carga de cacau.

O momento em que o homem é amarrado e grita, em apuros, por ajuda, foi registrado por um cinegrafista amador e postado na internet.

Veja imagens divulgadas na internet

Dois homens, que são naturais de Gana, estavam escondidos no convés da embarcação e foram descobertos na última sexta-feira. Como entraram no país de forma ilegal, eles devem ser deportados, mas, até que isso aconteça, eles devem permanecer no interior do navio sob custódia do comandante.

Um funcionário do porto, que pediu para não ser identificado, disse em entrevista à TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo, que o africano foi agredido pelos tripulantes. "Eu vi o africano sendo espancado e fiquei bastante indignado", disse à emissora.

A delegada federal Denise Cavalcanti afirma que ouviu o comandante e os africanos sobre o caso e todos negaram que tenha ocorrido agressão. Segundo ela, o homem que aparece no vídeo foi “apenas contido” pela tripulação porque tentou fugir.

De acordo com informações da Polícia Federal, o Consulado de Gana já foi informado sobre a situação e os africanos permanecerão no navio sob a responsabilidade do comandante. Somente a partir desta segunda-feira (26) é que a Justiça Federal de Ilhéus deve apresentar uma decisão sobre a deportação dos imigrantes.

Funcionários do porto informaram que a previsão é que a embarcação fique em Ilhéus até a próxima quarta-feira e que, como ele tem bandeira estrangeira, o acesso só é permitido a pessoas autorizadas pelo comandante ou representantes de órgãos federais brasileiros.